Acontece, entre os dias 25 e 27 de abril de 2023, o 2º Encontro de Extensão da ABRUEM (Associação Brasileira de Reitoras e Reitores das Universidades Estaduais e Municipais), evento organizado pela Câmara Técnica de Extensão da ABRUEM e realizado em Florianópolis pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), no Museu da Escola Catarinense. Trata-se de um Encontro direcionado às Pró – Reitorias e Diretorias de Extensão das universidades públicas filiadas à ABRUEM, que contou com a participação de 35 universidades públicas situadas nas diversas regiões do Brasil e outras instituições, como Anater, Fapesc e Escola de Tempo Integral Professor Fidencio Bogo.

Esta segunda edição do evento teve como mote principal a discussão de assuntos que atravessam a temática da extensão universitária, como: internacionalização da extensão: políticas, avanços e expansão; inserção curricular da extensão; financiamento e consolidação da política nacional de extensão; cultura e extensão: ideias e experiências; e a extensão como potência para formar cidadãos.

O Centro Universitário de Mineiros foi representado no evento pela Magnífica Reitora e Presidente da Câmara de Extensão da ABRUEM, Profa. Ma. Juliene Rezende Cunha, pelo Pró-Reitor de Ensino, de Pesquisa e de Extensão e secretário da Câmara de Extensão da ABRUEM, Prof. Dr. Evandro Salvador Alves de Oliveira, e pelo Diretor de Extensão, Assuntos Comunitários, Estudantis e Culturais, Prof. Dr. Zaqueu Henrique de Souza.

Também ocorreu o lançamento do terceiro e-book organizado pela Câmara de Extensão da ABRUEM, obra intitulada “Relatos de experiências de instituições públicas estaduais e municipais de Ensino Superior do Brasil” publicada pela Editora UNIFAE. Nesta coletânea de trabalhos a UNIFIMES contribuiu com a publicação de dois capítulos, cujo os títulos são “Contribuições do projeto de extensão “Brinquedoteca Universitária Unifimes” durante a pandemia da Covid-19”, escrito pelos professores Evandro Salvador Alves de Oliveira e Juliene Rezende Cunha, e “A curricularização da extensão no curso de graduação em medicina veterinária da UNIFIMES por meio da realização do censo animal canino e felino: relato de experiência”, produzido pelos professores Eric Mateus Nascimento de Paula e Priscila Chediek DallʼAcqua, ambos docentes do curso de Medicina Veterinária.

A programação do 2º Encontro foi composta pelos seguintes temas e palestrantes:

25/4 – Terça-feira

9h às 12h: Mesa 1: Internacionalização da extensão: Políticas, avanços e expansão

Profa. Dra. Marta Cecilia Lucci – Universidad Nacional del Litoral (UNL) / Argentina

Profa. Dra. Sandra de Fatima Batista de Deus – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mediador: Prof. Dr. Alfredo Balduíno Santos – Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

13h às 16h: Mesa 2: Caminhos da inserção curricular da extensão universitária

Profa. Dra. Vera Márcia Marques Santos – Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Prof. Me. Etevaldo Almeida Silva – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Profa. Dra. Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra – Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Mediador: Prof. Dr. Evandro Salvador Alves de Oliveira – Centro Universitário de Mineiros (UNIFIMES)

26/4 – Quarta-feira