CIMA – Coordenação de Internacionalização e Mobilidade Acadêmica

A internacionalização tem o objetivo, com base na identidade e na natureza institucional, as condições para que a instituição e os membros da sua comunidade universitária respondam de forma abrangente aos desafios impostos pela globalização.

A internacionalização do ensino superior tem sido apontada como um recurso que estimula o conhecimento e a formação através da viabilidade e integração da comunidade mundial, facilitando a criação de redes de professores e acadêmicos de todos os países, disponibilizando o acesso a recursos financeiros e humanos, diminuindo barreiras linguísticas, fomentando oportunidades de mobilidade, formação de carreiras, convênios e programas de cooperação.

O Centro Universitário de Mineiros disponibiliza através de seu programa de Internacionalização oportunidades para todo o seu público, incentivando a cultura solidária institucional, apoio ao desenvolvimento do ensino, da pesquisa e extensão através de ações de cooperação global.

Prof. Dr. Rodrigo Martins Ribeiro
Prof. Dr. Rodrigo Martins RibeiroCoordenador de CIMA
rodrigomartins@unifimes.edu.br

Mobilidades para Alunos da UNIFIMES

  • Semestre acadêmico

Os alunos de graduação podem fazer um ou dois semestres em universidades parceiras nacionais e internacionais.

  • Estágios

Estudantes de graduação podem fazer estágio universitário em instituições parceiras nacionais ou internacionais.

  • Missões Acadêmicas

Viagens acadêmicas ao exterior que são organizadas a partir de seus programas com o apoio do Departamento de Internacionalização, com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre um tema específico e em um país de referência para este tema.

Mobilidade de estudantes visitantes

  • Semestre acadêmico

Os alunos de graduação podem fazer um ou dois semestres originários de universidades parceiras nacionais e internacionais.

  • Estágio de Pesquisa ou Desenvolvimento

Estágios exclusivamente em projetos de pesquisa organizados pela UNIFIMES.

 

Atendimento:

Horário: 13h30 às 17h00  na sexta-feira

Telefone: (64) 3672-5134

Rodrigo Martins Ribeiro (Coordenador)

Skype: internacional.unifimes@outlook.com

Programa Ciências sem Fronteiras (CsF) – http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf
Bolsas sanduíches para graduandos e pós-graduandos.

Programa Erasmus Mundus – projeto Euro-Brazilian Windows: EBW – http://ebwplus.up.pt/
Oferece bolsas a estudantes, pesquisadores e pessoal acadêmico e administrativo do Brasil que desejam realizar um período de mobilidade, ou formação integral, em algumas das melhores universidades da Europa. 

Programa Inglês Sem Fronteiras (IsF) – http://isf.mec.gov.br/ingles/o-programa
Os alunos de graduação com pontuação no ENEM igual ou superior a 600 e os alunos de pós-graduação Stricto Sensu podem se inscrever no programa My English On-line. Oportunidade imperdível!

CAPES – http://www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-pais
Concede bolsas de estudos no Brasil com o intuito de estimular a formação de recursos humanos de alto nível para consolidar os padrões de excelência para o desenvolvimento do país.

DAAD – http://www.daad.org.br/pt/
Coordena programas de intercâmbio para estudantes e pesquisadores brasileiros, divulga as instituições de ensino superior alemãs, promove feiras de estudantes e congressos científicos. Além de realizar palestras e seminários sobre o tema “Estudar na Alemanha”.

NUFFIC NESO BRASIL – https://www.nesobrazil.org/
Coordena programas de intercâmbio para estudantes e pesquisadores brasileiros na Holanda.

Campus France – http://www.bresil.campusfrance.org/
É um serviço oficial de informações sobre os estudos superiores na França com ligação aos Ministérios franceses da Educação e das Relações Exteriores.

British Council – http://www.britishcouncil.org/
Organização internacional do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais.

UNIVERSIA – http://www.universia.net/pt-br/universidades-s%c3%b3cias/ 
Promove o desenvolvimento social e empresarial através do talento, conhecimento, investigação aplicada e da colaboração institucional entre universidades e empresas.

SANTANDER Universidades:
http://www.santander.com.br/portal/wps/gcm/package/wps/universidades_11122014_91309.zip/index.htm

G.A.T.E. – Global Access Through Education – http://www.gatebr.com/sobre-g-a-t-e/
É uma plataforma que envolve educadores, pais, estudantes e profissionais em discussões sobre educação internacional, cultura, desenvolvimento pessoal e profissional. O G.A.T.E. acontece continuamente, on-line e com MiniG.A.T.E. Lectures, e em uma conferência anual, que conta com palestras e expositores representantes de instituições do mundo todo.

Study portal for scholarships – http://www.scholarshipportal.eu/
Plataforma de estudo que ajuda universidades com estratégias eficazes de marketing e recrutamento internacional. Sua missão é Capacitar o mundo em prol da educação.