CLIEP – CLÍNICA ESCOLA DE PSICOLOGIA

Segundo a “Carta de Serviços sobre Estágios e Serviços-Escola” (CFP, CRP-SP, ABEP. 2013), o Serviço-Escola:

  • É o espaço em que se articulam os estágios supervisionados que compõem a formação da(o) psicóloga(o) e no qual ocorrem, no todo ou em parte, supervisões e atividades práticas do estágio, além da coordenação dos estágios externos, obrigatórios ou não.
  • Cumpre a dupla função de criar condições para o treinamento profissional para a atuação profissional e de oferecer serviços psicológicos à população. Além disso, apresenta grande potencial como campo de produção de conhecimento por meio da pesquisa.

Portanto, a Clínica-Escola de Psicologia do Centro Universitário de Mineiros tem os seguintes objetivos:

  • Propiciar ao aluno de graduação do Curso de Formação de Psicólogo, práticas de atendimento supervisionadas que garantam a integração teórico-prática do conhecimento adquirido no curso, bem como o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias ao futuro exercício da profissão ou especialidade;
  • Criar oportunidades para que o aluno vivencie as mais diferenciadas situações de experiências em todas as ações clínicas de âmbito ambulatorial, de modo a desenvolver suas habilidades intelectuais e científicas, sua postura ética e moral, e sua capacidade de relacionamento interpessoal e interdisciplinar;
  • Propiciar ao aluno de graduação em Psicologia, simulações de situações clínicas que permitam a utilização do embasamento teórico-prática adquirido nas disciplinas pré-clínicas, capacitando-o para o atendimento clínico à população.
  • Desenvolver atividades que promovam uma estreita relação entre ensino e investigação científica, visando a melhoria da qualidade da educação e do ensino superior;
  • Permitir que atividades clínicas se vinculem às atividades de investigação científica e que o aluno da graduação e pós graduação participe efetivamente de práticas de iniciação, científica.

A Extensão Universitária é um processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre o Centro Universitário de Mineiros e os demais setores da sociedade. Isto posto, a Clínica-Escola é um espaço onde podem ser desenvolvidos projetos de extensão na área de psicologia clínica, obedecendo sempre as diretrizes da instituição.

Oferecer atendimento psicológico aos membros da comunidade, dentro das normas vigentes no país para clínicas-escola e de acordo com as modalidades de serviços oferecidos, segundo suas próprias possibilidades, objetivando cumprir a função social do Ensino Superior na Sociedade.

É importante ressaltar que todos os atendimentos realizados pelos nossos graduandos são acompanhados e orientados por professores devidamente registrados e em dia com suas obrigações com o Conselho Regional de Psicologia CRP/09 e pertencentes ao quadro docente do Centro Universitário de Mineiros. Além disso, todas as atividades ocorrem sob a supervisão do responsável técnico da CLIEP.

Vinícius Oliveira Ferreira
Vinícius Oliveira FerreiraResponsável Técnico/Coordenador

Vinícius Oliveira Ferreira, graduado em Psicologia pela FAMP, especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela UNIFIMES, possui formação em Psicoterapia Analítica Funcional – FAP pelo Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento (IBAC), Agente Técnico Administrativo em Psicologia efetivo na UNIFIMES desde 2018, quando assumiu a responsabilidade técnica Clínica Escola de Psicologia.

Cíntia de Sousa Carvalho
Cíntia de Sousa CarvalhoSupervisora
Cíntia de Sousa Carvalho, psicóloga pela UFMT, psicanalista pelo Instituto Sedes Sapientiae São Paulo, pós-doutoranda no Programa de Pós-graduação em Psicologia pela UFG, doutora e Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-Rio, intercâmbio no Mestrado em Psicologia na Universidade de Lisboa/Portugal, especialista em Gênero e Sexualidade pela UERJ, especialista em Psicologia Escolar e Educacional pelo CFP, docente Efetiva do Centro Universitário de Mineiros (UNIFIMES), supervisora de estágio na Clínica Escola de Psicologia da UNIFIMES (Psicanálise).
Danilo Marques da Silva Godinho
Danilo Marques da Silva Godinho
Danilo Marques da Silva Godinho, psicólogo (CRP 09/011404) e psicanalista (Sociedade de Psicanálise da Cidade do Rio de Janeiro/RJ e Instituto Sedes Sapientiae/SP), doutor e Mestre em Psicologia Clínica (PUC-Rio), docente Efetivo do Centro Universitário de Mineiros (UNIFIMES).
Marisângela Balz
Marisângela BalzSupervisora

Marisangela Balz, Psicóloga pela Universidade de Rio Verde (UNIRV-GO). Doutoranda e Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS.  Pós Graduada em Gestão de sala de aula -UNIFIMES. MBA em Gestão de Pessoas -UNOPAR.  Formação em Mindfulness Funcional – UNIFATEC.  Psicóloga concursada da Secretaria Municipal de Saúde de Mineiros de 2018 a 2022 (NASF-AB, EMAESM e CAPS).  Professora efetiva do Centro Universitário de Mineiros desde 2012, onde já atuou como coordenadora do curso de Psicologia e da Clínica Escola de Psicologia. Supervisora de estágio na CLIEP, nas abordagens comportamentais e contextuais.

Lorena Miranda Schmidt
Lorena Miranda Schmidt
Lorena Miranda Schmidt, formada em psicologia compondo o quadro de professores na UNIFIMES, psicóloga efetiva na secretaria de saúde no município de Mineiros- GO. Possui mestrado em psicologia clínica com ênfase em psicanálise. Especialista em Neuropsicologia e Gestão de Pessoas.
Rodrigo Perissinotto
Rodrigo PerissinottoTítulo
Rodrigo Perissinotto, doutorando em Psicologia (PUC Goiás), mestre em psicologia (PUC Goiás), especialista em educação a distância (UCB-DF), graduado em psicologia, teologia e filosofia (PUC Goiás). Diretor de Ensino e professor efetivo no Centro Universitário de Mineiros (UNIFIMES). Professor convidado em cursos de Pós Graduação em Avaliação Psicológica (IPOG). É pesquisador filiado ao Grupo de Pesquisa em Avaliação e Intervenção Psicológica em Saúde (GPAIS) da PUC Goiás no qual investiga a relação entre traços de personalidade, psicopatologia e comportamentos desviantes, bem como propriedades psicométricas de testes projetivos. É membro da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos (ASBRo), possui proficiência em aplicação e codificação do Rorschach pelo Rorschach Performance Assessment System (R-PAS) e atua com revisor de proficiência em Aplicação neste sistema.

A Clínica Escola de Psicologia do Centro Universitário de Mineiros oferece os seguintes serviços:

É um processo que se baseia na fala, que busca elementos que auxiliam na tomada de consciência, fazendo com que as pessoas tenham maior conhecimento sobre elas mesmas e tenham maior poder sobre suas próprias vidas e escolhas. Através da psicoterapia individual é possível entender suas emoções, comportamentos, desejos, sentimentos e condutas.

O atendimento é realizado pelos graduandos do último ano do curso de psicologia, através de uma sessão por semana com duração de cerca 50 minutos, podendo variar dependendo da necessidade que possa surgir durante o acompanhamento. Qualquer pessoa a partir dos 5 anos de idade pode ter acesso ao atendimento. Menores de idade precisam de autorização e acompanhamento dos responsáveis.

A avaliação psicológica enquanto processo estruturado de investigação dos fenômenos psicológicos, baseado em métodos, técnicas e instrumentos, tem como alvo fornecer informações que subsidiam a tomada de decisão em diferentes contextos, a partir de demandas, condições e finalidades específicas.

O Serviço de Avaliação Psicológica da UNIFIMES oferece sessões de Avaliação Psicológica Colaborativa que possuem potencial para favorecer aos indivíduos insights a seu respeito com valor terapêutico. O cliente que busca este tipo de atendimento é convidado a formular em forma de pergunta as questões que lhe angustiam, por exemplo: Será que sou depressivo? Por que não consigo me relacionar com alguém? Qual a causa de minha ansiedade? A partir dessa pergunta a(o) psicóloga(o), em parceria com seu cliente buscarão as respostas utilizando estratégias e testes psicológicos. As respostas poderão auxiliar no planejamento do processo psicoterápico posterior, ou mesmo servir como início de movimento de mudança e transformação pessoal.

Os serviços oferecidos pela CLIEP são gratuitos com a garantia de sigilo e seguindo as normativas éticas da profissão de Psicologia.

A Clínica Escola de Psicologia do Centro Universitário de Mineiros, fica localizada na Rua RV07, Quadra 17, Lote 11, no bairro Residencial Vilhena no Município de Mineiros – GO.

Instalações da CLIEP

Horário de Funcionamento

No semestre 2024/01 a CLIEP funcionará nos seguintes horários*

  • Segunda-feira: 07:00h às 19:00h
  • Terça-feira: 07:00h às 19:00h
  • Quarta-feira: 07:00h às 19:00h
  • Quinta-feira: 07:00h às 19:00h
  • Sexta-feira: 07:00h às 19:00h
  • Sábados: 07:00h às 13:00h

*Os horários de funcionamento podem ser alterados por alguma demanda da instituição ou mesmo decreto municipal. Caso ocorra alguma alteração, esta página será devidamente atualizada.

*A Clínica Escola segue o calendário acadêmico da instituição, portanto no período de férias, em feriados ou/e em determinadas datas institucionais poderá estar fechada.

Contatos

Se interessou em algum serviço oferecido pela Clínica Escola de Psicologia do Centro Universitário de Mineiros? Preencha o formulário abaixo para podermos entrar em contato com você:

Clique aqui para abrir o formulário