EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

É uma atividade acadêmica das Instituições de Ensino Superior (IES) praticada junto à comunidade a seu redor, disponibilizando ao público o conhecimento adquirido através do ensino e da pesquisa dentro da instituição.

A ideia de extensão está associada à convicção de que o conhecimento gerado pelas instituições de ensino e de pesquisa deve necessariamente possuir intenções de transformar a realidade social, intervindo em suas deficiências e não se limitando apenas à formação dos alunos daquela instituição.

ENTÃO, EXTENSÃO É O MESMO QUE AÇÃO DE CARIDADE OU ASSISTENCIALISTA?

NÃO!!! A ações de extensão universitária não devem ser entendidas como práticas exclusivamente assistencialistas mas, sim, como uma oportunidade de troca de saberes entre a sociedade e a comunidade acadêmica, visando a melhoria na qualidade de vida da população em conjunto com a formação profissional/cidadã dos agentes envolvidos (estudantes, professores e técnicos administrativos executores das ações). Para colocar a extensão em prática de maneira efetiva, é preciso, com o conhecimento adquirido através do ensino e/ou da pesquisa, entender as demandas da sociedade e, a partir daí, traçar um plano de ação que, mais uma vez, use este conhecimento para solucionar os problemas identificados.

Praticar a caridade é importante e pode, sim, ser realizada pela comunidade acadêmica. Mas, para uma ação ser considerada extensionista, ela deve ir além disso.


Clique aqui para fazer o download da versão PDF deste boletim.