Duração do Curso:

Número de Parcelas: em até 24 vezes
Valor mínimo da Parcela: R$ 145,83
Desconto nas mensalidades: pagamentos até dia 08 de cada mês: 10%

Habilitação e Carga Horária:

Habilitação: Especialização Lato Sensu
Carga horária do curso: 360 horas/aula

Objetivo Geral

A proposta metodológica do Curso de Especialização em Gestão de Sala de Aula no Ensino Superior da UNIFIMES visa romper com a linearidade tradicional buscando sempre integrar as dimensões pedagógicas às áreas específicas dos cursos e seus docentes. Assim, as atividades desenvolvidas serão de atualização, aprofundamento e desenvolvimento de novos conhecimentos e competências, visando aplicações práticas em processos de aprendizagem, avaliação e replanejamento didáticos. Para tal, permeamos os seguintes objetivos.

Objetivos Específicos

• Analisar a educação superior na perspectiva dos projetos de reformas educativas, desencadeados a partir dos anos1990 ao contexto atual.
  • Conhecer a legislação vigente que regulamenta a funcionamento dos cursos superiores no país.
  • Compreender o contexto da docência universitária em âmbito nacional, regional e local, promovendo a articulação entre ensino, pesquisa e extensão na educação superior.
  • Favorecer o aprimoramento da prática docente e sua iniciação nos processos educativos relacionados ao ensino superior, potencializando a reflexão crítica sobre a prática docente, ressignificando práticas didático-metodológicas.
  • Propiciar a compreensão de que o desenvolvimento profissional abrange também a dimensão pessoal, interpessoal e institucional.
  • Proporcionar ao docente do ensino superior ou aos que pretendem exercer a docência, a construção de competências e o desenvolvimento de habilidades educacionais que possibilitem a prática docente alicerçada em fundamentos filosóficos, pedagógicos e metodológicos voltados às políticas do Ensino Superior e a Gestão de Sala de Aula.
  • Contribuir para a profissionalização do exercício docente no Ensino Superior, estimulando a formação teórica, a qualificação e a renovação gradual e permanente da prática docente na UNIFIMES e região.
  • Promover e fomentar a pesquisa e a extensão por meio de investigação educativa da Gestão de Sala de Aula Universitária, da interdisciplinaridade e do trabalho em equipe.
  • Contribuir para abertura de novas perspectivas de ensino por meio de inovações contínuas no planejamento e práxis pedagógicas nas salas de aulas da UNIFIMES, com uso de diferentes recursos e estratégias metodológicos, viabilizando a compreensão da tecnologia como ferramenta de investigação de temáticas de modo inter e transdisciplinar.

Público Alvo

Profissionais graduados em curso superior reconhecido pelo MEC, de todas as áreas do conhecimento, que atuem ou pretendem atuar na área de Educação Superior, exercendo docência de componentes curriculares para os quais possui formação especializada ou cargos e funções ligados a gestão.

Venha fazer sua Pós-Graduação conosco!

Preencha já sua ficha de interesse!