Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC) é um evento anual promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e pelo Laboratório Nacional de Redes de Computadores (LARC).
     Ao longo dos anos, o SBRC tornou-se o mais importante evento científico nacional em redes de computadores e sistemas distribuídos, e um dos mais concorridos em informática.
     A importância do SBRC pode ser observada pelo número sempre crescente de submissões de trabalhos e de participantes nas últimas edições,  tendo  sido  classificado  pela  CAPES  com  o conceito A.
     Em sua 25ª edição, o Simpósio foi realizado pela primeira vez no Norte do país, na cidade de Belém, no Pará, de 28 de Maio a 01 de Junho de 2007, e foi coordenado pela Universidade Federal do Pará (UFPA), juntamente com a Universidade da Amazonia (UNAMA) e o Centro Universitário do Pará (CESUPA).
     O evento foi composto de sessões técnicas com apresentação de artigos completos e curtos, salão de ferramentas, mini- cursos, painéis, workshops, palestras e tutoriais de convidados de renome internacional. Chamadas específicas para as diversas atividades do SBRC estão divulgadas na trilha de programação do evento.
     O Profº MSc Rayner Gomes enviou, juntamente com outros parceiros, artigo intitulado MONITORAMENTE E CONFIGURAÇÃO DINÂMICA DE CLASSES DIFFSERV NO SUPORTE À QUALIDADE DE SERVIÇO.
     Participaram da elaboração e publicação do trabalho na SBRC 2007: Lucio Agostinho (UFU), Rayner G. Sousa (FIMES), Luis Fernando Faina (UFU), Eliane G. Guimarães (CENPRA), Paulo R. S. L. Coelho, Rossano P. Pinto, Eleri Cardozo (UNICAMP).

Matéria enviada por:
Profº MSc Rayner Gomes