Projeto educativo da Wikipedia, a Wikiversidade é uma universidade virtual e gratuita na qual não é preciso ter doutorado para dar aula e que, segundo os organizadores, será tão popular como a enciclopédia online.
     A Wikiversidade já superou os 12 mil estudantes e usuários registrados e conta com mais de 4,5 mil projetos de aprendizagem, mas os próprios organizadores reconhecem que é praticamente impossível conhecer os números exatos.
     Não há como dar dados de usuários, porque mudam a cada minuto. Como outros projetos wiki, a Wikiversidade trabalha sobre a base que, quanto mais gente contribui, melhor funciona. Por enquanto não é tão popular como a Wikipedia, mas chegará a ser – defende Sandra Ordoñez, porta-voz da Fundação Wikimedia, a ONG que está por trás da Wikipedia.
     Outras universidades não virtuais já oferecem cursos gratuitos online, mas sem a liberdade da Wikiversidade. Nela, qualquer pessoa com acesso à Internet pode criar conteúdos didáticos e corrigir artigos já existentes, da mesma forma que ocorre na Wikipedia. O aumento de participantes evitará, além disso, que os projetos educativos fiquem sem finalização se algum professor ou editor o abandonar, um dos principais problemas enfrentados por esta universidade virtual.
     Entre os mais procurados estão os cursos de ciências humanas, mas a tecnologia também atrai muita gente. Um dos principais editores de conteúdos de biologia é John William Schmidt, biólogo americano que se define como fanático da tecnologia e que colaborou com a Wikiversidade desde o seu começo. Na Wikiversidade há material didático tradicional, como livros ou artigos, e também atividades para ensinar as pessoas como aprender, explicou Schmidt.
     O número A Wikiversidade já tem mais de 12 mil estudantes e usuários registrados.

Fonte: Zero Hora – RS
13/08/2007 09:25h –