Os graduandos de Engenharia Civil do III período da UNIFIMES juntamente com o Coordenador do Curso Antônio Célio, realizaram visita Técnica na Usina Hidrelétrica de Itaipu, no dia 25 de abril 2013.

A Hidrelétrica Itaipu Binacional é uma das maiores obras de engenharia da Humanidade classificada pela ASCE (Sociedade Americana de Engenharia Civil) como uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.

A maior hidrelétrica do mundo em operação é um empreendimento binacional desenvolvido pelo Brasil e pelo Paraguai, no Rio Paraná, no trecho de fronteira entre os dois países. Cujo colosso de ferro e concreto impressiona, com 7,2 quilômetros de comprimento total da barragem. Além da geração de energia, Itaipu se destaca como pólo educacional, com o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), que abriga algumas das principais universidades do país, entre elas, a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e o Projeto do Veiculo Elétrico em parceria com a montadora da Fiat.

O que representa a Itaipu para o Brasil e o Paraguai?  Constituída de 20 unidades geradoras e 14.000 Mega Walt (MW) de potência instalada. A Itaipu fornece 17,3% da energia consumida no Brasil e abastece 72,5% do consumo paraguaio.

É importante ressaltar que em 2012 a Itaipu superou seu próprio Record mundial de produção de energia gerando um total de 98.287.128 megawatts/horas (98,28 milhões de MW/h).

Cuja energia produzida é destinada ao mercado brasileiro é transmitida por Furnas Centrais Elétricas até o Estado de São Paulo, de onde pode ser distribuída para as cinco regiões brasileiras, inclusive Norte e Nordeste.

Na cidade de Foz do Iguaçu, sede da margem brasileira da usina, é abastecida com energia da Companhia Paranaense de Energia (Copel). Em síntese a  Itaipu utiliza sua própria energia na área industrial. São gastos  31 MW médios por mês, de sua capacidade instalada (potência) que  é de 14 mil megawatts (MW). São 20 unidades geradoras de 700 MW cada.

Adelvair Rezende
Graduanda do III Período – Engenharia Civil