“A adoção de boas práticas do manejo sanitário é de grande importância, pois independentemente do tamanho do rebanho, a ocorrência de doenças e parasitas pode comprometer o desempenho da atividade. Quando não controlados, esses agentes comprometem a qualidade do couro, da carne e do leite, dificultando a comercialização do produto final.”

No dia 2 de abril, os alunos do 7º período, supervisionados pelo docente Profº Dr. Vantuil Moreira Freitas (responsável pela disciplina de Clínica de Grandes Animais) puderam conhecer na prática, diversas doenças de comum acometimento na produção.

Os alunos puderam acompanhar diversos procedimentos na propriedade além de doenças como: Metrite (inflamação uterina), Mastite (inflamação da glândula uterina), Úlcera de talão (lesão superficial do tecido cutâneo ou mucoso), Tumor de vulva (crescimento excessivo de tecido na região da vulva), Lipoma (tumor benigno do tecido adiposo), Onfaloflebite (inflamação do umbigo) e Dermatofitose (infecções causadas por fungos).