“As doenças parasitárias afetam diretamente a saúde e o bem-estar dos animais, em especial os cães. Entre as doenças parasitárias, destacam-se as verminoses, que ocasionam sérios problemas aos animais. Dependendo do grau da severidade com que ocorrem, a idade e o estado em que o cão está, a verminose pode colocar em risco a vida dele. Além disso, muitos parasitos que acometem os cães são zoonóticos, ou seja, podem transmitir problemas de saúde aos seres humanos, por isso deve-se sempre dar a devida atenção às verminoses”.

No dia 11 de fevereiro, os discentes do 6º período do curso de Medicina Veterinária, em uma propriedade do município, sob supervisão do Prof. Drª. Debora da Silva Freitas Ribeiro (docente responsável pela disciplina de clínica de pequenos) puderam realizar exames em 16 cães de caça onde diagnosticou-se a presença de diversos parasitas como: Trypanossoma, Hepatozoon e Dirofilária.

Além de auxiliar o aprendizado dos alunos presentes, tal ação também contribui positivamente para o proprietário do animal assim como vem contribuindo para a sociedade em geral.