Os pilares que compõem uma universidade são o Ensino, a Pesquisa e a Extensão. O ensino é a transmissão de conhecimentos através da abstração e, quando possível, prática de determinados assuntos, feitas por um docente. A pesquisa é a oportunidade de aplicar e/ou desenvolver novos conceitos a partir das bases construídas pela etapa do ensino. Por fim, a extensão é a aplicação direta do conhecimento obtido nas fases do ensino e pesquisa especialmente, mas não exclusivo, em comunidades.

Neste contexto, o Curso de Medicina Veterinária, objetivando alcançar o tripé da universidade, submeteu 16 projetos aos editais internos da UNIFIMES, sendo nove de pesquisa e sete de extensão, das mais variadas áreas de conhecimento veterinário. Das dezesseis propostas submetidas, 11 foram aprovadas para execução no próximo ano, sendo elas:

PROJETOS DE PESQUISA

• Avaliação sorológica de Toxoplasma Gondii em felinos domésticos do município de Mineiros, Goiás

• Comparação entre os testes imunocromatográficos e PCR para diagnóstico de FIV

Profa. Dra. Ísis Assis Braga

• Correlação do Escore Corporal com Avaliação da Termorregulação com Uso de Termográfica Infravermelho em equinos

Prof. Dr. Rodrigo Martins Ribeiro

• Desempenho e incidência de diarreia em Suínos na fase inicial alimentados com níveis de óleo essencial

Prof. Dr. José Tiago das Neves Neto

• Pseudomonas sp. Multirresistentes presentes em ambientes hospitalar veterinário

Prof. Me. Eric Mateus Nascimento de Paula

• Qualidade higiênico sanitária e presença de Escherichia coli shigatoxigênica na água utilizada na produção de leite