O ministro da Educação, Fernando Haddad, em entrevista à Rádio CBN, na última segunda-feira (16), defendeu a reformulação dos processos seletivos para ingresso nas universidades federais.
     Segundo o ministro “os vestibulares, como estão organizados hoje, privilegiam a memorização em detrimento da capacidade de raciocínio do aluno”. A proposta do Ministério da Educação é criar, em acordo com os reitores das universidades, um processo de seleção unificado para todo o país a ser testado em seleções no ano que vem.
        Para Haddad, o atual modelo dos vestibulares impõe uma organização das disciplinas do ensino médio que não estimula o aprendizado dos alunos de maneira crítica. A intenção é criar uma avaliação única para todas as federais em que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) seja usado na primeira fase.

Fonte: www.nota10.com.br
Acessado em 20/03/2009