V PRÊMIO UNIFIMES DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO será realizado durante a Semana Universitária da Unifimes, de 16 a 18 de outubro de 2024. Este prêmio visa promover a inovação, o empreendedorismo e o desenvolvimento sustentável, incentivando a criação de soluções inovadoras que fortaleçam a economia local e a preservação ambiental.

Nesta quinta edição, o tema central será “Sustentabilidade e Inovação no Cerrado: Soluções para a Gestão de Recursos Naturais”, com foco em 11 subtemas relevantes que buscam refletir sobre os principais desafios e oportunidades para o Cerrado e suas comunidades:

1. Sustentabilidade e Inovação no Cerrado: Soluções para a Gestão de Recursos Naturais
  2. Turismo de Base Comunitária e Sustentabilidade no Parque das Emas e Região
  3. Valorização da Biodiversidade: Inovações para o Uso Sustentável de Produtos do Cerrado
  4. Águas Subterrâneas e Sustentabilidade: Proteção do Aquífero Guarani
  5. Impacto Social e Economia Circular nos Quilombos: Fortalecimento de Comunidades Tradicionais
  6. Empreendedorismo Verde: Soluções Tecnológicas para a Conservação do Cerrado
  7. Gestão de Resíduos e Educação Ambiental no Cerrado: Inovações para a Sustentabilidade Local
  8. Logística Reversa e Economia Circular no Cerrado: Desafios e Oportunidades
  9. Inovação e Sustentabilidade no Agronegócio Local
  10. Indústria e Processamento de Alimentos: Desafios e Oportunidades de Inovação
  11. Fortalecimento de Cooperativas e Pequenas Empresas Locais

O prêmio é uma oportunidade para que estudantes, professores e a comunidade em geral apresentem projetos que tragam soluções práticas e inovadoras para os problemas enfrentados no Cerrado, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região e incentivando o crescimento econômico com responsabilidade social e ambiental.

Confira o edital: https://unifimes.edu.br/xix-semana-universitaria-xviii-encontro-de-iniciacao-cientifica-e-xi-feira-de-ciencia-tecnologia-e-inovacao/