Relatório apresentado na ultima quarta-feira, 30/09, revela que, nos Estados Unidos, o uso de aparelho celular no volante está entre os principais causadores de acidentes no país.
     Foram mais de 5.800 pessoas mortas e 515 mil feridos no ano de 2008 por conta de acidentes ocasionados por motoristas que utilizavam o aparelho.
     Os dados foram divulgados durante a abertura de uma conferência do governo norte-americano sobre distrações ao volante conduzida pelo secretário dos Transportes, Ray LaHood.
     Ainda que os dados sejam relevantes, eles não dão conta de mostrar o real tamanho da problemática, já que, em acidentes fatais, é difícil constatar a razão da morte.
     Além do uso do celular para falar e enviar mensagens de texto, comer, conversar com passageiros e manipular o rádio ou outros controles do veículo, também estão dentro da lista das principais causas de acidentes, afirmam especialistas de segurança.
     No ano de 2007 foi averiguado que aproximadamente 6% dos motoristas, ou 812 mil pessoas, tinham o hábito usar o celular enquanto dirigiam e 1% assumiram usar aparelhos portáteis para envio e leitura de mensagens.
     Montadoras de automóveis, indústria da telefonia celular, parlamentares, entre outras organizações apóiam a campanha para inibir o envio de mensagens de texto enquanto o motorista está no volante. Esforços para combater o uso do celular, no entanto, tem ganhado menos adesão.

Fonte: www.olhardigital.com.br
Acessado em 02/10/2009