Você estudou a noite toda e, quando chega na hora da prova, dá aquele branco. E, por mais que se esforce, que tente puxar pela memória, nada vem à cabeça.
     Quem nunca se viu em uma situação parecida? E nem precisa ser algo complexo como as matérias da faculdade. Não importa o quê, a gente sempre esquece alguma coisa. E isso não tem nada a ver com a idade.
     O psiquiatra e professor da Faculdade de Medicina da PUC-Campinas, Gabriel Roberto Figueiredo, explica que memória é a capacidade do ser humano de reter informações. Ela divide-se em três momentos: a memória imediata, que é o registro do que aconteceu nos últimos minutos; memória recente, que é o registro dos fatos das últimas 24 horas; e a memória remota ou de longa duração, que é o arquivo de tudo o que nos acontece ao longo da vida.
     Mas como explicar o porquê de algumas informações não ficarem gravadas no cérebro? Segundo os especialistas, essa sobrecarga de informações tem relação direta com os nossos lapsos de memória. “Esse nervosismo da sociedade contemporânea nos leva, frequentemente, ao prejuízo de todas as funções cognitivas. Então, é possível que as pessoas, passando por estressores psicossociais intensos, venham ter prejuízo da memória”, afirma Figueiredo.

Fonte: www.nota10.com.br
Acessado em 20/05/2009