Apesar da turbulência atual ter gerado cortes de empregos e a ressaca habitual, existe um campo específico de trabalho que, se não está completamente imune aos perversos efeitos da recessão mundial, também está longe de ter suas vagas preenchidas.
     Muitos acreditam que as oportunidades geradas pela atual crise estão nas profissões ligadas ao meio digital. As empresas apostam no ambiente on-line para anunciar, vender e desenvolver seus produtos. Assim, geram demandas por profissionais especializados.
   A má notícia (ou boa, dependendo do ponto de vista) é que existem poucos profissionais realmente qualificados no mercado. Os motivos são vários, mas o principal é que não há uma formação específica.
     A escassez acontece porque as estratégias e processos ligados ao marketing digital têm nuanças que não são cobertas totalmente pelo que se aprende na faculdade. O dinamismo da área interativa é atendido pelas informações recebidas num curso acadêmico "tradicional".
    Que curso acadêmico prepara, pelo menos atualmente, profissionais que possam entender como gerar valor para a empresa através das redes sociais, por exemplo?
    Alguém poderia argumentar que processos como esse são eminentemente operacionais, mas o fato é que qualquer profissional que queira se estabelecer dentro do meio digital precisa ter essa visão mais "mão na massa". É preciso que ele entenda como os meios digitais podem ajudar a ampliação de seus negócios.
     Esse entendimento vem de dois fatores: primeiro, a identificação do profissional com a rede – basta ver como ainda existe uma dicotomia entre os que atuam dentro e fora do segmento on-line – e a prática.
     Esta vivência prática é fundamental para esse tipo de profissional, já que se trata de um ambiente muito novo, no qual qualquer novidade tem um impacto considerável. E isso independe da formação acadêmica do profissional: em quase seis anos de atuação na área, já deparei com pessoas competentes e de origens diversas: dentistas, físicos, oceanógrafos.
    De todo modo, existem muitas vagas a serem preenchidas. Uma solução interessante para quem quer ingressar na carreira ou precisa entender melhor o marketing digital é se inscrever em cursos de capacitação e certificação. Abaixo, seguem algumas das funções mais procuradas do mercado digital. E com salários competitivos.

Arquitetos da Informação

     Especialistas em projetar e planejar o fluxo de informações apresentadas nos websites, a fim de facilitar a vida dos usuários;
Mídia On-line
     Profissionais que planejam, compram e gerenciam os espaços de mídia dentro do meio digital;
Profissionais de Métricas
     Um dos atrativos dos meios digitais é a possibilidade de analisar, em tempo real, os resultados de uma campanha ou a performance de um site de comércio eletrônico;
Profissional de Mídia Social
    As empresas não podem mais escapar do fenômeno das redes sociais. Ter perfis no YouTube, Twitter, Facebook são requisitos indispensáveis para as companhias que queiram se manter vivas nesse verdadeiro caldeirão que é o mercado.

     Identificou-se com alguns destes perfis? Então, não perca tempo: pesquise, inscreva-se em um curso, qualifique-se, acrescente o seu talento neste mercado promissor.

Fonte: matéria enviada por
Alejandro Mercado
Assessor Pedagógico da
Coordenação de Graduação
FIMES