No período de 29 de abril a 1º de maio, os  professores da UNIFIMES  Irondina de Fátima Silva, Lidiane Ferreira da Silva, Luciene Aparecida Pinto Costa Pereira e Marcelo Purificação, juntamente com a reitora Profª Ma. Ita de Fátima Dias Silva, estiveram em Portugal, participando  do I – Encontro: Diálogos Freireanos sobre Educação e Formação de Jovens e Adultos em Portugal e Brasil, promovido pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra Portugal.

Refletir criticamente sobre os (des) caminhos da Educação de Jovens e Adultos na atualidade; Promover diálogos sobre a importância de uma Educação de Jovens e Adultos de inspiração freireana e Reforçar as afinidades históricas e culturais entre Portugal e Brasil, retirando possíveis implicações para a promoção de comunidades  mais humanizadas foram os objetivos desse encontro onde os professores da UNIFIMES tiveram seus trabalhos julgados e aprovados pelo Comitê do evento.

Durante o encontro, a convite da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra,  a professora mestra Ita de Fátima Silva (Reitora da UNIFIMES), realizou visita técnica, dialogou com o reitor e vice-reitor daquela instituição sobre parcerias e intercâmbios futuros. Ficou estabelecido após diálogos, que a UNIFIMES enviará em julho uma proposta.

Os professores da UNIFIMES atuaram com as seguintes temáticas:

Prof.ª Ma Irondina de Fátima Silva (apresentação oral) – A ausência freireana nos programas de formação de professores em nível de graduação no Brasil.

Profª Ma Lidiane Ferreira da Silva (Apresentação oral) – Um novo olhar para o erro na educação contemporânea.

Profª Ma Luciene Aparecida Pinto Costa (Apresentação oral) – Relatos de experiências em Paulo Freire no curso de Pedagogia da UNIFIMES.

Prof. Dr. Marcelo Máximo Purificação (Apresentação Oral e Mediação  de Trabalhos) – A construção de saberes matemáticos na educação de jovens e adultos: um estudo a partir da concepção pedagógica freireana.