O auditório Ademir Rodrigues dos Anjos da UNIFIMES recebeu, entre os dias 14 e 15 de agosto, o I Fórum de Vigilância em Zoonoses e Saúde Única do Sudoeste Goiano: Abordagens Intersetoriais no Enfrentamento das Leishmanioses, evento promovido pelo Centro Universitário de Mineiros – UNIFIMES em parceria com a Prefeitura Municipal de Mineiros.
Com o objetivo de promover a atualização técnico-científica de profissionais e estudantes da área da saúde e estimular o diálogo intersetorial sobre o enfrentamento das leishmanioses, o Fórum reuniu mais de 260 participantes de diferentes municípios da região, entre eles Acreúna, Jataí, Portelândia, Perolândia, Rio Verde, Santa Helena de Goiás e Santa Rita do Araguaia.
A solenidade de abertura contou com a presença de autoridades acadêmicas e políticas, incluindo o vice-prefeito de Mineiros, Antônio Vieira de Carvalho (representando o prefeito Aleomar Rezende); a vice-reitora da UNIFIMES, Profa. Mestra Marilaine de Sá Fernandes (representando a reitora, Profa. Mestra Juliene Rezende Cunha); o secretário municipal de saúde, Djan Barbosa Freitas; o pró-reitor de ensino, pesquisa e extensão da UNIFIMES, Evandro Salvador Alves de Oliveira; a representante da Regional de Saúde Sudoeste II, Eliana Gomes da Cruz; o coordenador do Departamento de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Mineiros, Mestre Fábio Cabral da Silva; e o coordenador do curso de Medicina Veterinária da UNIFIMES, Prof. Dr. Eric Mateus Nascimento de Paula.
O Fórum evidenciou seu caráter multiprofissional e interdisciplinar, contando com a participação de estudantes e profissionais das áreas de biomedicina, ciências biológicas, educação física, enfermagem, farmácia, medicina, medicina veterinária, odontologia, psicologia, serviço social, geografia, além de técnicos em enfermagem, em vigilância em saúde, agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias e fiscais da vigilância sanitária.
Com palestras, mesas-redondas e oficinas práticas, o evento reforçou a importância da integração entre diferentes áreas e setores no enfrentamento das leishmanioses, destacando o conceito de Saúde Única: a compreensão de que a saúde humana, animal e ambiental estão interligadas.
“Esse evento demonstra a força da união entre instituições, profissionais e estudantes para construirmos estratégias efetivas no enfrentamento das zoonoses. É a materialização da Saúde Única em nossa região”, ressaltou a comissão organizadora.
Fale conosco