Aconteceu na manhã desta sexta-feira (15/12) o lançamento do Programa Juntos pelo Araguaia (JPA) Mineiros e Portelândia Lote 5 – Rumo Malha Central. O programa envolve os municípios de Aragarças, Bom Jardim de Goiás, Baliza, Piranhas, Santa Rita do Araguaia, Mineiros e Portelândia. Sendo uma iniciativa de cooperação público-privada, com curadoria técnica e institucional do programa dos governos de goiás e mato grosso, por meio das secretarias de meio ambiente.
Programa Juntos Pelo Araguaia (JPA) e seus mecanismos, que visam a melhoria da qualidade ambiental e a revitalização da Bacia Hidrográfica do Alto Rio Araguaia, promovendo assim o equilíbrio entre os valores ecológicos, econômicos e sociais, associados às práticas de recomposição da vegetação e à conservação de solo e água em toda a sua extensão hidrográfica no estado de Goiás.
No entanto o Centro Universitário de Mineiros apoiou e sediou o evento, com objetivo de construir uma ponte entre o programa JPA e as demais Instituições do estado de Goiás e Mato Grosso. Desta forma a UNIFIMES foi conectada ao programa através de uma Ação de Extensão proposta pelo Professor Me. Andrisley Joaquim da Silva, que celebrou uma parceria entre STCP Engenharia de Projetos, empresa credenciada para executar o Programa Juntos Pelo Araguaia Lote-5 Mineiros e Portelândia e fomentada pela empresa RUMO Malha Central com gestão do Governador Ronaldo Caiado através da Secretaria do Meio Ambiente de Goiás.
O evento contou a participação de várias autoridades do município de Mineiros, Portelândia e do estado de Goiás como a secretária de Estado do Meio Ambiente Desenvolvimento Sustentável de Goiás, Diretor da STCP Engenharia de Projetos, Coordenador Técnico do Escritório Executivo do JPA e a Gerente Técnica de Meio Ambienta da RUMO Malha Central e o Presidente do Instituto Espinhaço e Idealizador do Programa.