Sempre visando ações de cidadania entre a sociedade, o Centro Universitário de Mineiros – UNIFIMES recebeu pela segunda vez a Bandeira da Paz. No dia 17 deste mês, a Bandeira foi repassada à UNIFIMES pela Universidade Estadual de Goiás – UEG, que realizou uma atividade para efetivar e marcar a entrega da bandeira.

Apesar de existir em Mineiros há três anos, esta é a segunda vez que a bandeira visita a UNIFIMES. No ano anterior foi entregue pela creche Noêmia Ferreira, passada ao curso de Pedagogia e em seguida confiada a Escola Municipal Maria Aparecida de Almeida Paniago. A UNIFIMES sempre esta envolvida nestes projetos visando à cidadania e paz entre os acadêmicos, profissionais e com a própria sociedade. Com a UNIFIMES totaliza 34 instituições que receberam a bandeira este ano e  em seguida irá sair da cidade passando por outros locais.

O Projeto “Espaço Movimento e Cidadania Bandeira da Paz 2012” é organizado na região de Goiás, que abrange Mineiros, Portelândia, Santa Rita do Araguaia e Perolândia, pela Sub-Secretária Regional de Educação de Mineiros. Ele foi desenvolvido a nível estadual a partir de Políticas Governamentais, de acordo com Isair Aparecida Rezende, coordenadora do EJA, este projeto “veio para resgatar a paz,  trabalhando em todas as instituições da rede estadual,  municipal,  particular,  faculdades e  creches, promovendo ações que  desenvolvem a paz através de projetos educativos”

A Bandeira chegou à UNIFIMES por volta das oito horas da manhã, entregue  pela coordenadora do curso de Agropecuaria, profª Kalíbia Martins, pela Secretária acadêmica Luzete Silva Santos e pelo aluno do terceiro período de Ciências Econômicas, Samuel de Almeida Souza, que nos presenteou com a canção “Liberdade”. Em entrevista, Samuel disse que “é muito importante o projeto e com a música veio tentar chamar a atenção das pessoas para prestarem mais atenção à liberdade, para gerar menos violência e ter mais paz” e ainda complementa dizendo que “se todos se mobilizarem a realidade da nossa região pode mudar”.

Depois deste momento de cidadania a bandeira foi passada para as acadêmicas Renata Goularte e Lizarete Carvalho do terceiro período de Direito da Unifimes. Em seguida aconteceu um abraço individual, com uma oração feita pela Isair pedindo paz a todos os cidadãos. Aqui na UNIFIMES, a bandeira ficará sob a responsabilidade do curso de Medicina Veterinária por uma semana. Após este período a bandeira será repassada aos alunos do Colégio Estadual Manuel Costa, em Portelândia.

Wanderléia Pereira