Realizada entre os dias 09 e 14 de setembro, a III Semana de Administração trouxe para discussão o tema “Empreendedorismo e Gestão para Micro e Pequenas Empresas”. Marcada pela presença massiva dos estudantes de administração da UNIFIMES, contou, ainda, com a participação dos acadêmicos da UEG e empresários locais. As palestras do evento tiveram como objetivo munir os alunos com informações e conhecimento voltados para o empreendedorismo e principalmente ao processo de gestão que devem ser executados pelos micro e pequenos empresários.

O representante do Banco do Brasil, João Paulo Nunes Landim, ministrou o tema "Empreendedorismo e Gestão”, em que abordou o comportamento empreendedor, além das características principais que os empreendedores de sucesso possuem e o que precisam para que consigam ter uma melhor gestão à frente de seus negócios. Ele ainda disse em entrevista que “o SEBRAE vem fanar e ajudar cada vez mais as pessoas para que tenham competitividade e atuem neste novo cenário econômico e político, além de usar ações capazes de se tornar facilitadoras para que a pequena empresa se fixe no mercado”.

Outro palestrante e também representante do Banco do Brasil, André Roberto, abordou em sua palestra o projeto “Soluções do BB para Micro e Pequenas Empresas”, em que explicou que não basta ceder uma quantia de dinheiro ao Micro empresário, e sim orientá-lo em como investir esse dinheiro para que sua empresa não caia nos mesmos problemas de milhares de pequenos negócios que não conseguem se sustentar nem cinco anos no mercado, assim, o Crédito do BB vem, não somente ajudar financeiramente, mas também para que se faça gerar empregos e elevar o padrão de vida deste empreendedor.

Os acadêmicos do sexto e sétimo períodos de administração foram os palestrantes das noites de quarta e quinta feira que, a partir deste evento tiveram a oportunidade de mostrar seus trabalhos aos seus colegas de curso, possibilitando uma troca de conhecimento entre eles e elevando os futuros profissionais que aqui se formarão. Os acadêmicos que participaram, empolgados, aprovaram a iniciativa do evento. Pedro Henrique Rodrigues Moraes, 21, cursa o 6º período de Administração disse que “as palestras nos darão muita experiência tanto para os períodos iniciantes quanto aos que já estão finalizando, além de nos possibilitar conhecer novas pessoas e os próprios alunos. Isso é sempre muito bom.”

Além destas palestras, a Semana trouxe a gincana como diferencial e bateu o recorde de aceitação entre os acadêmicos, que se sucederam às palestra. Além das brincadeiras, os professores incentivaram a solidariedade com a arrecadação de alimentos que foram destinadas à Creche Chico Xavier, do Centro Espírita. Com a soma dos pontos ao final da semana, o grupo vencedor ganhará como prêmio um jantar no Restaurante Fernandes. A UNIFIMES, em nome do curso de Administração agradece a cordialidade do Ipê Shopping pela parceria e atenção dada ao curso durante toda a semana.

Wanderléia Pereira