Trote Solidário –Calouros/Janeiro 2015

Objetivos

A primeira semana de aula dos alunos ingressantes na faculdade é, quase sempre, marcada pela recepção aos calouros. Ações já tradicionais, como pedágios nas esquinas para arrecadar dinheiro, rostos pintados e cabeças raspadas,ou outro meio torpe que resultam em agressões, mutilações e até mesmo óbitos de calouros.

A UNFIMES, para não acabar com a tradição multi centenária, que simboliza a passagem de uma etapa da vida para a outra e, principalmente, significa a aceitação do novo aluno no mundo universitário, a Reitoria, Diretoria de Extensão, Núcleo de Assuntos Comunitários e Política Estudantil e o DCE (Diretório Central Estudantil) da UNIFIMES instituíram o trote solidário como forma inovadora de recepção aos calouros, caracterizadas por atividades solidárias e de alcance social, com a finalidade de sensibilizar com o desenvolvimento, ético, social e socioeducativo dos neodiscentes.

O trote solidário realizar-se-á por meio das seguintes atividades:

1º) Doação de alimentos não perecíveis, destinados ao Projeto “Pão Nosso de Cada Dia” da FAMI – Faculdade Aberta à Melhor Idade entre os 1º períodos matutino e noturno dos 11 cursos da UNIFIMES.

2º) Doação de produtos de limpeza entre os 1º períodos matutino e noturno dos 11 cursos.

3º) Caixa do tempo.

As atividades serão realizadas por modo de competição respeitando os seguintes critérios:

I- Na primeira atividade a doação dos alimentos não perecíveis será determinada na seguinte ordem:

a) Açúcar, a cada 1 Kg a turma ganhará 5,0 pontos.

b) Óleo, a cada 1 litro a turma ganhará 2,0 pontos.

c) Polvilho, a cada 1 kg a turma ganhará 4,0 pontos.

d) Farinha de trigo (preferencialmente marca Nita) 1 kg, turma ganhará 3,0 pontos.

II- Na segunda atividade, as turmas deverão trazer produtos de limpeza que serão computados da seguinte forma: cada três produtos equivalem a 10 pontos, dois produtos equivalem a 6 pontos, e um produto equivale a 2 pontos.

O recolhimento dos produtos das atividades um e dois, terá inicio dia 04/02 e término no 11/02/15.

III -A terceira atividade consiste em os alunos depositar na CAIXA DO TEMPO uma frase com a resposta da seguinte indagação:* Pensando na sua formação aqui na UNIFIMES, qual será a sua contribuição para o mundo ser melhor?

A) 80% a 100% dos discentes responderem ganhará 10 pontos.

B) 50% a 70%ganhará 5,0 pontos

C) 30% a 40% ganhará 3,0 pontos.

D) 1% a 20% ganhará 1,0 ponto

Na terceira atividade cada aluno deverá responder a pergunta acima e a mesma deverá ser depositada na CAIXA DO TEMPO. Um representante da Turma recolherá as respostas e depositará na CAIXA que se encontra no Núcleo de Política Estudantil até o dia 11/02/15. O Núcleo de Política e Assuntos Estudantis será o guardião da CAIXA DO TEMPO, as respostas serão lacradas e guardadas para serem abertas na ocasião da formatura da turma.

Premiação

Após a realização das três atividades será feito a somatória dos pontos e as três turmas mais bem qualificada ganhará premiação.

1º Colocado – premiação: Troféu e uma viagem de turismo ao Parque Nacional das Emas – apoio Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

2º Colocado – premiação: troféu

3º Colocado – premiação: troféu

O Resultado será divulgado no dia 13 de fevereiro de 2015 – sexta feira, no site e nos murais da UNIFIMES.

Os produtos não perecíveis adquiridos na primeira atividade, serão remetidos ao projeto de extensão “Pão Nosso de cada Dia”da FAMI. O projeto consiste numa ação de extensão universitária, onde os alunos da Faculdade Aberta à Melhor Idade da FAMI, fabricam quitandas uma vez por semana e doam aos abrigos de idosos do município de Mineiros.

Os produtos de limpeza arrecadados na segunda atividade serão encaminhados para entidades filantrópicas.

Mineiros-GO, 03 de fevereiro de 2015

Núcleo de Políticas e Assuntos Estudantis