Durante os dias 16 e 20 de junho, aconteceu o VII COPENE (Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as) na Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Este ano teve como tema: “Os Desafios da Luta Antirracista do Século XXI”. A UNIFIMES foi representada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão na pessoa do Diretor de Pesquisas, Prof. Dr. Sérgio Luiz que apresentou dois artigos científicos neste que é um dos mais significativos eventos de ciências da América Latina.
O COPENE é realizado bienalmente pela Associação Nacional de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) com produções científicas voltadas a subsidiar políticas governamentais e fomento às iniciativas da sociedade civil para superação da desigualdade étnico-racial e outros fatores advindos do racismo no Brasil. No seio do congresso deste ano, devido ao enriquecimento político e científico acumulado, ocorreram também o I Seminário de Iniciação Científica da ABPN, o Colóquio sobre Quilombolas e o Segundo Seminário Internacional de Pesquisadores Negros. Contou-se com a presença mais de 1000 participantes, entre cientistas nacionais e internacionais, acadêmicos e membros de órgãos governamentais do Brasil e da UNESCO que promoveram 15 simpósios temáticos, 25 mesas redondas, mais de 300 trabalhos científicos, sendo destes 46 trabalhos de iniciação científica.
Esta mobilização tem gerado avanços nas relações étnico-raciais no país e, paralelamente, produzido transformações na agenda da produção da pesquisa nacional com mudanças de temáticas, de enfoque e no tratamento dos problemas sociais, com a consideração do racismo e das particularidades dos afrodescendentes.
Neste contexto, a UNIFIMES acentua seu compromisso social e sua presença no cenário regional e nacional como instituição de ensino superior de qualidade, com o incentivo à participação de seus docentes e discentes em eventos desta envergadura.

Prof. Dr. Sérgio Luiz de Souza
Diretor de Pesquisa do Centro Universitário de Mineiros – UNIFIMES
Pesquisador do Centro de Estudos das Línguas e Culturas Africanas e da
Diáspora Negra (CLADIN) – UNESP.