A UNIFIMES esteve presente no II Congresso Internacional de Cooperação e Educação: África e o Mundo (COOPEDU), realizado em Lisboa, Portugal nos dias 5 e 6 de Julho de 2012.

Neste evento, organizado pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) e pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria, estiveram presentes pesquisadores e gestores da União Europeia, de países africanos e do Brasil para tratar de temas como: Gestão e propriedade do ensino e do conhecimento; Papel da sociedade civil na educação e formação; Circulação internacional de estudantes, professores e investigadores; Formação de redes e de parcerias para cooperações internacionais.

A UNIFIMES foi representada pela Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa e Extensão (PROEPE), nas figuras da Profª Marta Brandão e do Profº. Dr. Sérgio Luiz, Diretor de Pesquisas, que apresentou trabalhos nas áreas de cooperação institucional e, gestão e propriedade do ensino e do conhecimento. Além disso,foram realizadas reuniões para divulgar a UNIFIMES enquanto centro de referência na produção de conhecimentos do Sudoeste Goiano e do Brasil, assim como, discutir a construção de parcerias institucionais.

Ocorreram reuniões com a coordenação do Centro de Estudos Africanos do Instituto Universitário de Lisboa, na figura da Profª Drª Maria Antónia Barreto e, com gestores da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria – Portugal, pesquisadores atuantes em países africanos como Guiné-Bissau, Angola e Moçambique e, também, no Brasil, em diversas áreas como Ciências Contábeis, Engenharia Florestal, Sistemas de Informação e Educação. No mesmo contexto, foram realizados diálogos com representantes de universidades brasileiras, mais precisamente, gestores e docentes da Universidade Estadual Paulista – UNESP, da Universidade Estadual do Mato Grosso – UNEMAT e da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG.

Finalmente, destacamos a difusão do pensamento de um intelectual do Sudoeste Goiano e Presidente do Conselho Superior da FIMES, o Profº. Mestre Martiniano José da Silva, com a entregade suas obras: Racismo à Brasileira e Quilombos do Brasil Central à Profª Drª Maria Antónia Barreto. Obras que agora fazem parte do acervo da biblioteca do Centro de Estudos Africanos do Instituto Universitário de Lisboa.

Prof. Dr. Sérgio Luiz de Souza
Diretor de Pesquisas da UNIFIMES
Pesquisador Associado ao Centro de Estudos das Línguas e Culturas Africanas e da Diáspora Negra (CLADIN) – UNESP.