Aconteceu, entre os dias 24 e 26 de junho de 2024, a trigésima terceira edição do Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa, que atualmente conta com 140 instituições de ensino superior filiadas. O evento foi realizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e contribuíram com as discussões cerca de 150 gestores de universidades públicas e privadas. O tema central do Encontro foi “Migrações, desigualdades e desenvolvimento Sustentável”. Participaram das atividades, representando o Centro Universitário de Mineiros, o Coordenador de Internacionalização e Mobilidade Acadêmica, Prof. Dr. Rodrigo Martins, e o Prof. Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, Prof. Dr. Evandro Salvador.