Dias 14 a 17 de maio de 2019, o responsável pelo DEINFO, professor Claudinei de Sousa Fernandes, e o Coordenador do Curso de Sistemas de Informação, professor Reuber da Cunha Luciano, estiveram representando a UNIFIMES na Bett Educar, na cidade de São Paulo, este que é o maior evento de educação e tecnologia da América Latina. Congrega, anualmente,  mais de 230 empresas nacionais e internacionais, mais de 19 startups do setor e cerca de 22.000 participantes da comunidade educacional de todos os estados brasileiros, que se encontram com o propósito de buscar inspiração, discutir o futuro da educação e o papel que a tecnologia e a inovação desempenham na formação de todos os educadores e estudantes.  

Dentre as ações desenvolvidas durante a estadia em São Paulo, vale destacar que: 

  • Realizou-se pareceria com UP Education coligada da Microsoft e a UNIFIMES, para fazer parte do projeto educacional para ensino superior em aplicar soluções que atendam este seguimento.
  • Framework de Transformação Digital através de um projeto piloto para Instituições de Ensino Superior. 
  • Participar no programa não incorre em custos diretos para a instituição.
  • Será aplicado um diagnóstico de maturidade digital pelo Instituto Crescer e um relatório de análise dos resultados feito pelos especialistas do instituto. 
  • Workshop na Instituição com a participação de toda comunidade acadêmica. 
  • Visitou-se o Fab Lab da Galeria Olido no centro da cidade, com intuito de conhecer o funcionamento, para poder realizar a instalação de um espaço Maker na UNIFIMES, esta visita rendeu parceria e ajuda por parte da coordenação do Fab Lab para colaborar com o projeto a ser desenvolvido na UNIFIMES. 
  • Reuniu-se com a coordenação do ITS BRASIL (Instituto de Tecnologia Social) que opera em demandas do novo milênio, os quais desafiam a sociedade brasileira para construir um modelo de desenvolvimento com a finalidade de viabilizar a relação entre ciência, tecnologia, inovação e inclusão social. Com a qual será firmado pacto de cooperação. 
  • Realizou-se visita a escola e faculdade Pentágono em Santo André SP, que pôde proporcionar uma visão sobre realidades distintas no uso de cursos de tecnologia para preparo de profissionais a médio prazo. 
  • Participou-se de diversas palestras com variados enfoques educacionais, proporcionando uma cosmovisão da realidade aplicada a tecnologia, com atenção na educação do presente e do futuro próximo, consoante com a atual geração de alunos. 
  • Coparticipou de modo prático de uma sala de aula do ano 2030, montada pela Microsoft, que tem por finalidade mostrar a experiência com o ensino personalizado, inclusivo e imersivo que pode ser proporcionado pela aplicação da tecnologia, que criam oportunidades de desenvolver a inteligência emocional e cognitiva juntamente com o currículo acadêmico.