Aconteceu, no dia 10 de agosto de 2022, no município de Santa Rita do Araguaia – GO, mais uma reunião do Fórum de Turismo Pegadas no Cerrado.  Entre as pautas da reunião estava a Indicação Geográfica (IG) do Queijo Cabacinha do Araguaia.

Dessa forma, a UNIFIMES foi convidada e a Diretoria de Extensão esteve presente representada pelo seu Diretor, Professor Me. Zaqueu de Souza, que participou de uma mesa redonda coordenada pela professora Márcia de Paula que abordou toda a trajetória desse trabalho que iniciou em 2011 durante a 3ª Festa da Semente na UNIFIMES.

A mesa redonda contou também com a participação da Presidente da Associação de Produtores de Queijo Cabacinha do Araguaia, Priscila Almeida, Agricultora Familiar do Sítio Ebenézer que trabalha com Turismo na Região do Pinga Fogo e com a Dra. Mariza Dias da Universidade Federal de Jataí, que coordenou a pesquisa referente à história do Queijo Cabacinha em nossa região.

O processo para o reconhecimento do Queijo Cabacinha como IG já se encontra em fase final e ainda nesse ano o Dossiê que está sendo finalizado pelo Grupo de Trabalho, será encaminhado ao INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial. Esse trabalho está sendo feito a muitas mãos destacando as organizações como MAPA (Ministério da Agricultura), Universidades (UNIFIMES, UFG, UFJ), EMATER, SEBRAE, SENAR, Prefeituras, Sindicatos, Cooperativas da região. A região de abrangência da IG engloba 10 municípios da região nos Estados de Goiás e Mato do Grosso. Em Goiás: Mineiros, Santa Rita do Araguaia, Portelândia, Doverlândia e Perolândia; em Mato Grosso: Alto Araguaia, Alto Taquari, Araguainha, Ponte Branca e Alto Garças.

Os benefícios para a região são vários, entre eles, o reconhecimento regional, nacional e internacional do produto, geração de emprego e renda e incremento no turismo.