A discente Carla Teodoro (direito), e os discentes Mateus Lopes (direito) e James Winther (psicologia), participaram, entre os dias 13 e 15 de abril, no município de Anápolis, do 35º Congresso da União Estadual dos Estudantes de Goiás. Na ocasião os estudantes compuseram a delegação do Sudoeste Goiano, composta pela UNIFIMES, Instituto Federal, Universidade Federal de Jatai e Universidade de Rio Verde, com a finalidade de discutir o desenvolvimento do movimento estudantil na região.

Segundo o presidente do DCE-UNIFIMES, Mateus Lopes, a região sudoeste teve um papel fundamental nesse evento. “Foi gratificante! Como líder estudantil fico honrado e feliz por participar desse processo. A região sudoeste mostrou força e determinação! Quero parabenizar o coordenador da delegação, Leandro dos Santos, da UFJ, pelo grande trabalho. Conseguiu mobilizar UFJ, IF, UNIRV. Tínhamos direito a 17 delegados (Alunos com direito a voto) e conseguimos levar todos”, salienta Mateus.

O presidente do DCE da Unifimes destaca ainda o protagonismo dos delegados, sobretudo a delegada Carla discente do 1º período de direito, que teve brilhante participação no debate a cerca do machismo, feminismo e o papel da mulher na sociedade, emocionando todos que estavam prestigiando o debate.
Os estudantes participaram ainda do processo que elegeu Dany Cruz, uma mulher depois de 20 anos e a primeira presidenta negra da UEE- União Estadual dos Estudantes de Goiás.

O congresso da UEE acontece a cada 2 anos e possui a finalidade de eleger a diretoria da UEE, bem como uma série de debates sobre os rumos e diretrizes do movimento estudantil estadual.