Desde de o ano de 2011 iniciaram-se os trabalhos de levantamento do histórico no que tangencia a produção, cultura e distribuição geográfica do Queijo Cabacinha. O objetivo é conseguir a Indicação Geográfica (IG) do Queijo Cabacinha da região do Vale do Araguaia. Desde então várias reuniões aconteceram.

No dia 06 de setembro de 2018, na Câmara Municipal de Santa Rita do Araguaia/GO, mais uma dessas reuniões foi realizada. Diferentemente das demais, essa reunião estava focada em ações mais práticas. Os principais pontos discutidos envolviam: escolha da entidade que deterá o selo de IG; escolha dos municípios que comporão a área delimitada; determinar o levantamento de interesses dos municípios que tem Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e participarem do IG; e sugestão de novos nomes geográficos tendo em vista a composição de novos municípios.

Além do Prof. Me. Eric Mateus Nascimento de Paula, do Curso de Medicina Veterinária, que representou o Centro Universitário de Mineiros – UNIFIMES, a reunião contou com a participação de representantes do MAPA, Emater, Prefeituras de Mineiros/GO, Santa Rita do Araguaia/GO e Alto Araguaia/MT, Sebrae, universidades, associações, cooperativas e produtores.

Vale ressaltar que além do professor Eric, compõe também essa Comissão, a Profa. Márcia Maria de Paula, do curso de Agronomia.