A 12ª edição da Agro Centro Oeste Familiar será entre os dias 23 e 25 de abril nas dependências do Instituto Federal Goiano – Campus Morrinhos. O evento é considerado a maior feira de exposições da agricultura familiar da região. A UNIFIMES Centro Universitário de Mineiros (Núcleo e Agroecologia) e Coopermin terão um stand montado durante todo o evento.

Além de disponibilizar sua infraestrutura, o Instituto será responsável por oferecer minicursos, exposições, mesas redondas e mostra tecnológica, no mesmo período, ocorrerá o XV Dia de Campo do Campus Morrinhos, evento no qual são apresentados experimentos desenvolvidos no curso de Agronomia da unidade.

Um dos destaques da programação da Feira é a realização de Seminário Científico, que consiste em um espaço de divulgação da produção técnica e científica relacionada à agricultura familiar a partir da submissão de resumos de artigos e apresentação oral de trabalhos. Na ocasião, docentes e discentes da UNIFIMES apresentarão dois trabalhos.

Programação:

23 de abril à tarde
14h00 às 17h00 – Palestra: SISBI – Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal.
Palestrante: André Brandão Alves (Superintendência Federal de Agricultura Pecuária e Abastecimento do Estado de Goiás/SFA – GO).
Vagas: 40 vagas
14h00 às 17h00 – Palestra: Desenvolvimento da agricultura orgânica em rede no Estado de Goiás. Palestrante: Milton Sérgio (Núcleo de Estudos e Pesquisa em Agroecologia – NEPA).
Seminário Científico
12h00 às 14h00 –  Apresentação de banners do III Seminário Científico de Agricultura Familiar.
19h30 – Abertura Solene
Local: Praça central “Aqui o agricultor tem voz!”
24 de abril de manhã
9h30 às 12h00 – Palestra: Importância da Produção Orgânica.
Palestrante: Adib F. Pereira (Prefeitura de Goiânia).
Vagas: 40 vagas
9h30 às 12h00 – Palestra: Nematoides na agricultura Palestrante: Prof. MSc. Mônica
Lau da Silva Marques.
9h30 às 12h00 – Mesa Redonda: Casos de sucesso da Agricultura Familiar
Moderador: Prof. Wallace e José Renato.
Local: Sala Pequi
Vagas: 40 vagas
13h30 às 16h30 – Palestra: Produção de sementes de qualidade pelo agricultor.
Palestrante: Luciene Froes Camarano de Oliveira Embrapa Arroz e Feijão
Sala: Sala Jatobá
13h30 às 16h30 – Palestra: Manejo do Solo na Agricultura de Base Ecológica
Palestrante: Flávia Alcântara/Pesquisadora Embrapa Arroz e Feijão
Sala: Sala Baru
14h00 às 17h00 – Visita técnica: Visita ao projeto “Balde cheio” no Assentamento Tijunqueiro.
Seminário Científico
12h00 às 14h00 – Apresentação de banners do III Seminário Científico de Agricultura Familiar.
Local: Praça central “Aqui o agricultor tem voz!”
13h30 às 15h00 – Apresentações orais do III Seminário Científico de Agricultura Familiar
Local: Sala Ipê Amarelo
Noite
19h30 às 21h30 – Palestra: Primeiros socorros para acidentes com animais peçonhentos.
Palestrante: Enf. Ms. Thaise Liara da Silva Pisc. Esp. Giseli Cristina S. Schneider Odont. Ms. Débora Péclat de Souza
Local: Sala Baru
19h30 às 21h30 – Palestra: Segurança no trabalho Palestrante: a confirmar.
25 de abril de manhã
9h00 às 12h00 – Palestra: Confinamento de ovinos para engorda: manejo geral, alimentação, principais raças e cruzamentos.
Palestrante: Prof. Dr. Marcelo Marcondes de Godoy
Local: Sala Baru
19h30 às 21h30 – Palestra: Alimentação forrageira para bovinos de leite.
Palestrantes: Fernanda Mara Cunha Freitas Embrapa Gado de Leite.
Luiza Vasconcelos Tavares Correa – Embrapa Milho e Sorgo.
Local: Sala Jatobá
9h00 às 12h00 – Palestra: Linhas de crédito para o agricultor familiar.
Palestrante: Marcus Vinicius Rodrigues Bezerra Banco do Brasil
Local: Sala Pequi
14h00 – Cerimônia de Encerramento
Instituto Federal Goiano – Campus Morrinhos – Rodovia BR-153, Km 633, Zona Rural. Caixa Postal 92, CEP 75650-000 – Morrinhos – Goiás – Brasil.
Fone: (64) 3413-7900, Fax: (64) 3413-7902.