A UNIFIMES, através do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Agroecologia, participou do AGROCENTRO OESTE FAMILIAR, o maior evento da Agricultura Familiar do Estado de Goiás, promovido pela Universidade Federal de Goiás em Goiânia. Na ocasião, aconteceram entre muitas atividades, o 2. Seminário Científico da Agricultura Familiar, onde professores e alunos da UNIFIMES apresentaram 05 trabalhos. 0s alunos dos cursos de Agronomia (Maurício Andrade Barbosa, ldair Carrijo Souza, Lyon Cândido Pereira e Gustavo Gonçalves Franco) e Medicina Veterinária (Sabrina de Jesus Almeida) participaram efetivamente do evento.

O Núcleo de Agroecologia juntamente com a Cooperativa de Agricultores Familiares – COOPERMIN contou com um estande permanente durante todo o evento e ainda, no dia 13 de junho às 14h a equipe de Mineiros realizou o Encontro “Troca de Semente”, reaplicando a experiência da Festa da Semente.

O estande de Mineiros foi destaque na Feira, principalmente pelos queijos inspecionados pelo SIM – Serviço de Inspeção Municipal e pelas sementes crioulas, inclusive contou com as visitas do Ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas e do Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Goiás, Antônio Flávio Camilo de Lima.

Outro destaque da equipe de Mineiros, foi a Menção Honrosa que nossa colega do Laboratório de Sementes da Fazenda Experimental e aluna do Curso de Agronomia, Ildair Carrijo Souza recebeu dos organizadores da AgroCentro Oeste Familiar, como “Guardiã de Sementes Crioulas”. Além dela, receberam também a homenagem, o Professor Paulo Marçal da UFG e o Sr. João dos Santos Rosa, da Comunidade kalunga – Cavalcanti-GO.

Confira as fotos do evento.

Márcia Maria de Paula
Diretora de Extensão, Assuntos Comunitários, Estudantis e Culturais