A patologia clínica veterinária é a especialidade que tem como objetivo a execução e interpretação dos exames laboratoriais, auxiliando médicos veterinários no diagnóstico, acompanhamento e direcionamento de diversas doenças. Essa área está cada vez mais fazendo parte da rotina dos médicos veterinários que atuam nas mais diversas áreas, em que através dos resultados obtidos nos exames laboratoriais, tomam decisões, adequam suas condutas terapêuticas e classificam o prognóstico de seus pacientes. O conhecimento e a especialização nesta área são extremamente importantes, pois a correta execução dos exames, as particularidades de cada espécie e a interpretação dos resultados exigem dedicação e conhecimento técnico adequado.

Foi realizado no período de 2 a 4 de novembro o II Encontro Nacional de Patologia Clínica Veterinária na UNESP, na Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias no Campus de Jaboticabal.

O Docente Prof. Me. Eric Mateus Nascimento de Paula, coordenador do curso de Medicina Veterinária da Unifimes, esteve presente no evento e pôde assistir palestras com temas como: “Desafios da Patologia Clínica para Clínica de Felinos” “Doença Renal Crônica: particularidades em gatos” “Hormônios… Quem, quando e como dosar?” além de mesas redondas e apresentações de trabalhos científicos.