A UNIFIMES Centro Universitário de Mineiros obteve nota 3 no Conceito Preliminar de Curso (CPC) e também no Índice Geral de Cursos (IGC) referentes ao ano de 2012, de acordo com a divulgação do Ministério da Educação (MEC). Esses indicadores vão de 1 a 5 e avaliam a qualidade do ensino superior do país.

Para a UNIFIMES obter conceito 3 significa além de manter o padrão de qualidade que tanto primamos na educação e que nossos acadêmicos merecem, é poder contar com alguns benefícios para o próprio estudante como o Fundo de Financiamento Estudantil, que facilita o seu ingresso em uma instituição de ensino superior.

As notas vão de 1 a 5, sendo que conceitos 1 e 2 são considerados insuficientes. Os cursos com nota baixa são supervisionados e a repetição de notas inferiores pode levar ao fechamento do curso. Os cursos com notas inferiores são também impedidos de participar de políticas como o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

O CPC é calculado principalmente pela nota no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que corresponde a 70% do conceito. Os demais 30% são calculados com base em fatores como títulos do corpo de professores e infraestrutura da instituição.