A Unifimes inaugurou ontem, 23, o NAF – Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal de Mineiros. Estiveram presentes na solenidade o vice-reitor da Unifimes Prof. Fabrício Eumar de Sousa, a Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis e responsável pela implantação do NAF, Profª Cleidineusa Sousa Amorim, o Delegado da Delegacia da Receita Federal em Goiânia, Dr. José Aureliano Ribeiro de Matos, o Auditor Fiscal da RFB e Assistente de Gabinete da Delegacia da Receita Federal em Goiânia, Dr. Ayrton Eduardo de Castro Basto, o presidente do Conselho Regional de Contabilidade/GO, Dr. Edson Bento dos Santos; a representante do Sebrae, Monica Lima, o Secretário Municipal da Fazenda de Mineiros, Sr. Ricardo Marques Franco e o representante do Legislativo Municipal, vereador Bispo Cláudio, além de professores, estudantes e profissionais da área.

Há dois anos a implantação do NAF vem sendo acertada entre a Unifimes e a Receita Federal. O Núcleo funcionará na sala 06,  do Bloco I da Unidade I (sede), da UNIFIMES e durante o período de declaração do Imposto de Renda terá horário especial para atendimento.

Os NAF

Os NAF são como “escritórios” vinculados às Instituições de Ensino Superior, nos quais é oferecida assistência tributária e fiscal. O NAF promove uma maior interação entre a Receita Federal, as IES, alunos e sociedade, propriciando, por meio da cooperação mútua, a qualificação de futuros profissionais contábeis e a prestação de serviços fiscais aos contribuintes de baixa renda com vistas ao fortalecimento da imagem de ambos perante a sociedade ao desenvolvimento da moral tributária e cidadania.

O Núcleo será desenvolvido pela Unifimes, através do Curso de Ciências Contábeis e terá total incentivo e apoio da Receita Federal e tem como objetivos: 1) proporcionar aos estudantes a formação sobre a função social dos tributos e dos direitos e deveres associados à tributação;

2) qualificar o futuro profissional por meio de uma vivência prática, proporcionando a aplicação prática do seu aprendizado acadêmico, assim como a geração de conhecimento acerca das obrigações tributárias por meio, por exemplo, de discussões, criação de palestras, grupos de estudo, treinamentos e visitas guiadas à RFB;

3) Disponibilizar orientação contábil e fiscal pelos estudantes universitários a pessoas físicas de baixa renda, bem como a microempresas, microempreendedores individuais e entidades sem fins lucrativos.

Na próxima semana será disponibilizado o horário de atendimento ao público.