A Unifimes realizará, no dia 27 de outubro, a inauguração do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal – NAF. O evento será realizado no pátio central da Unidade I, a partir das 19 horas.

Conheça um pouco mais sobre o NAF:

Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal Referencial IES

Na busca de uma maior aceitação social da tributação e do desenvolvimento da moral tributária, a Receita Federal desenvolve diversas ações de Educação norteadas por diretrizes como a promoção da orientação tributária e aduaneira, o fornecimento aos cidadãos de conhecimento sobre o funcionamento do órgão, a informação e a divulgação dos serviços prestados e dos seus diversos canais de atendimento, dentre outras.

Esta postura educacional decorre do fato de que, em regra, os sistemas tributários apresentam elevado grau de complexidade, característica essa agravada em países em países de dimensões continentais e grande diversidade econômica como é o caso do Brasil. Desse modo, torna-se ainda mais relevante uma atuação proativa da RFB, tanto para o esclarecimento das obrigações tributarias exigidas dos contribuintes, como para o fortalecimento da cidadania.

Ciente dessa realidade, e espelhando-se no histórico de sucesso dos núcleos de pratica jurídica há muito existentes na Faculdades de Direito em nossos pais, a RFB iniciou estudos acerca da possibilidade de incentivar e apoiar a criação de núcleos de práticas contábil e (NAF) nas Instituições de Ensino Superior (IES), especialmente nos cursos de Ciências Contábeis e Comercio Exterior. A ideia era que nos NAF, os contribuintes de baixa renda pudesse contar com a assistência gratuita de universitários para a resolução de problemas que envolvesse questões tributarias.

2. Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal – NAF

2.1 O que são os NAF

Os NAF são como ‘’escritórios’’ vinculados ás IES, nos quais é oferecida assistência tributária e fiscal.

O NAF promove uma maior interação entre a RFB, as IES, Alunos e sociedade, propiciando, por meio da cooperação mutua, a qualificação de futuros profissionais contábeis e a prestação de serviços fiscais aos contribuintes hipossuficientes com vistas ao fortalecimento da imagem de ambos perante a sociedade e ao desenvolvimento da moral tributaria e cidadania.

O núcleo e desenvolvido em redra, por IES possuidoras de cursos de ciências contábeis ou de comercio exterior, incentivado e apoiado pela RFB, por meio do qual se busca:

2.1.1 Objetivos do NAF

(1) Proporcionar aos estudantes a formação sobre a função dos tributos e dos direitos e deveres associados a tributação:

(2) Qualificar o futuro profissional por meio de uma vivencia pratica, proporcionando a aplicação pratica do seu aprendizado acadêmico, assim como a geração de conhecimento acerca das obrigações tributarias por meio, por exemplo, de discussões, criação de palestras, grupos de  estudo , treinamentos e visitas guiadas a RFB:

3.2 Da Perspectiva da Instituição de Ensino Superior

Maior qualificação do seu corpo discente e docente:

Oferecer aos alunos a oportunidade de treinamento prático supervisionado por coordenador acadêmico:

Melhoraria na imagem da instituição perante a comunidade em que a mesma se encontra inserida:

Possibilidade de construção conjunta de soluções a partir de problemas reais apresentado pela comunidade.

3.3 Da Perspectiva da Sociedade

Acesso gratuito a orientações e serviços contábeis e para os cidadãos hipossuficientes evitando que este seja alijado por desconhecimento e/ou falta de condições de arcar com seus custos;

Maior possibilidade de conhecimento de suas obrigações e direitos como cidadão perante a RFB.