O Centro Universitário de Mineiros- Unifimes- esteve representado no Startup Weekend. O evento foi realizado nos dias 26, 27 e 28 de abril de 2019, no Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM). A Unifimes esteve representada pelo Diretor de Ensino, Prof. Evandro Salvador Oliveira, pelo Diretor de Inovação e Empreendedorismo, Prof. Daniel Freitas, e pelo coordenador do curso de Sistemas de Informação, Prof. Reuber da Cunha Luciano.

O Startup Weekend é um evento organizado pelo Oceano (Centro de Empreendedorismo e Aceleração de Negócios do UNIPAM), que ocorre uma vez ao ano como parte de uma programação que acontece em mais de 130 países do mundo. O evento é voltado a promover espaços para criação de ideias e inovações para o mercado.

Conforme a organização do evento explica, o Startup Weekend “é uma rede global de líderes e empreendedores de alto impacto em uma missão para inspirar, educar e capacitar indivíduos, equipes e comunidades. O Startup Weekend é um evento de imersão, uma experiência única onde empreendedores e aspirantes a empreendedores podem descobrir se suas ideias de startups são viáveis”.

A partir das ideias apresentadas, são formadas equipes em torno das melhores sugestões (determinadas por votação) e a partir daí são 54 horas de criação de modelos de negócios, programação, design e validação de mercado. O evento conta com a participação de mentores, jurados, mídia, oradores, investidores e muito mais.

No Startup Weekend os participantes elaboram projetos empreendedores e participam de uma competição, em que é decidida, nos últimos momentos, o resultado final. A UNIFIMES conquistou o título de vice-campeã, junto a uma equipe com outros participantes, com a defesa de um projeto voltado a mobilidade e o acesso a informação de acessibilidade a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.