Na última segunda-feira, 20 de janeiro aconteceu uma reunião de apresentação do sistema de produção leiteira da Fazenda Experimental Luis Eduardo de Oliveira Sales. Esse encontro foi realizado pelo Comitê Gestor da Faz. Experimental no qual contou com os membros do comitê: Vice-Reitora da UNIFIMES Marilaine de Sá Fernandes, Futura Coordenadora Agronomia Prof Bárbara Fusco, Diretora de Extensão Prof Márcia de Paula, Gerente da Faz. Experimental Andrisley Silva, Zootecnista André Carrijo – Balde Cheio Mineiros, Zootecnista André Resende – Balde Cheio Portelândia, produtores de leite parceiros do Projeto Leite da Faz. Experimental, alunos de Medicina Veterinária da UNIFIMES – núcleo de Nutrição e o Agrônomo Carlos Eduardo supervisor do Projeto Balde Cheio no Estado de Goiás.
 
O sistema de produção de leite da Faz Experimental vem sendo estruturado há alguns anos, objetivando sua viabilidade econômica através de uma modalidade diferente de estrutura de rebanho, contando somente com vacas, sem trabalhar com cria e recria de animais leiteiros. 
 
O objetivo, além da viabilidade econômica é divulgar aos produtores da região um novo sistema de produção. Para tanto, contamos com o monitoramento do Projeto Balde Cheio de Assistência que vem sendo desenvolvido no Brasil inteiro, aonde através de controle de financeiro e zootécnico vem viabilizando a atividade leiteira.
 
Para poder comparar nosso sistema de produção (Faz. Experimental) em sua viabilidade, contamos com a colaboração do Projeto Balde Cheio, onde desta forma, no final de um período poderemos mostrar e comprovar a viabilidade desta forma de conduzir a atividade leiteira pelo método utilizado por produtores do Brasil inteiro (Balde Cheio).
 
Desta forma a reunião teve o objetivo de apresentar o sistema de produção ao supervisor do Programa Balde Cheio de Goiás Agrônomo Carlos Eduardo e aos membros do Comitê gestor e demais participantes.
 
Expectativa é da realização de dias de campo para mostrar aos alunos e produtores os resultados obtidos.
 
Prof. Espec. Manuel Rodriguez Carballal (Manolo)
Engenheiro Agrônomo