A UNIFIMES Campus Trindade celebrou convênio com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Trindade. No ajuste, a SMS disponibiliza Unidades Básicas de Saúde, o Centro de Especialidades e as UPAs para os alunos do curso de Medicina realizarem o estágio necessário para as metodologias ativas dos cursos. O objetivo do Curso é formar um médico generalista para atuar na saúde coletiva, para isso a formação se dá em perfeita sintonia o Sistema Único de Saúde (SUS) e quem gere a saúde na região é o município.

Os alunos durante a formação devem conhecer e aprender a atuar em toda a rede de saúde, assim no estágio desde o primeiro período vai para as UBSs para entender e compreender como funciona o atendimento da população um destes trabalhos é acompanhar os Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) da UBS nas visitas domiciliares. Cada grupo de 5 alunos são acompanhados por um professor no trabalho com a UBS e nessa convivência se percebeu que a maioria dos ACSs tinham pouco acesso a formação atualizada sobre o SUS. Assim a UNFIMES se ofereceu para preparar um curso de formação para esses profissionais.

O Curso de Formação para ACSs foi iniciado no último dia 12/05, no auditório do Campus Trindade da UNIFIMES. A formação é dirigida aos 90 ACSs do Município de Trindade e ocorrerá todas as semanas de maio a outubro de 2022. O curso foi preparado pela Profa. Raquel Rosa Mendonça e será executado pela Profa. Kênia e o Prof. Muriel todas as quintas-feiras.

O curso foi aberto oficialmente pela Direção do Campus e pelo Curso de Medicina com a presença do Dr. Rogério Taveira, Secretário Municipal de Saúde, pela assessoria do Prefeito Marden Júnior e pela Equipe da SMS no auditório do campus.