Aproveitando o Dia da Consciência Negra, a UNIFIMES apresentou, oficialmente, à comunidade local, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Africanos – NEAB, nomeado Mestre Martiniano José da Silva, no último dia 20, em um evento cheio de honras e emoção.

Durante o evento os participantes “tomaram consciência da relevância da promoção da igualdade étnico-racial com o reconhecimento pleno dos direitos de cidadania da população negra brasileira, composta hoje por mais de 90 milhões de seres humanos.” Relata Sérgio Luiz, coordenador do NEAB. “A valorização do patrimônio histórico-cultural e a luta antirracista são dois pontos da relevante agenda que se coloca para nossas autoridades constituídas e para todos aqueles comprometidos com uma sociedade justa e verdadeiramente democrática, em uma expressão: uma sociedade saudável.” Conclui.

A noite foi composta por apresentações brilhantes e participações fantásticas como a da Senhorita Ivanita Gonzaga Pio, integrante da Associação Quilombola da Comunidade do Cedro, que declamou a poesia “Lamento Negro”, de sua autoria; o senhor José Antônio Silva Morais, representante do Centro Memorial Chico Moleque também marcou presença com uma interpretação da canção “Zambê”; o discente do curso de Direito, Ariovaldo Felizardo Resende declamou a poesia “Hino à Negritude”; e ao final os professores Zumbi e Gledsmar, Grupo Candeias e Ginga Moleque, respectivamente, apresentaram algumas Ladainhas de Capoeira.

Um dos momentos mais esperados foi à assinatura de um documento que firma a parceria entre UNIFIMES – Cedro – Buracão e NEAB. O evento contou com o apoio da Real Pax – Serviços Funerários; Escritório de advocacia José Neto; Loja 10; Reitoria da UNIFIMES, Pró-reitoria de Ensino, Pesquisa e Extensão; Pró-reitoria de Administração e Planejamento; Diretoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários; DEINFO; Contabilidade Geral; recepção; Coordenações dos cursos da UNIFIMES; e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Bruna Souza