Na última sexta-feira (04) a Quero Educação, em parceria com O Estado de S. Paulo, lançou o Guia da Faculdade, a mais abrangente e atualizada avaliação do Ensino Superior brasileiro.

Na primeira edição foram avaliados 11.921 cursos, em mais de duas mil faculdades e universidades ao redor do País. Desses, apenas 1,95% conquistaram nota 5, conceito máximo da avaliação, e 47% dos cursos não atingiram a nota necessária para receber o selo de qualidade.

LISTA DOS CURSOS ESTRELADOS

Curso Cidade Titulação Estrelas
Direito Mineiros Bacharelado 3
Administração Mineiros Bacharelado 4
Agronomia Mineiros Bacharelado 4
Ciências Contábeis Mineiros Bacharelado 3
Educação Física Mineiros Bacharelado 3
Medicina Veterinária Mineiros Bacharelado 3
Pedagogia Mineiros Licenciatura 3
Psicologia Mineiros Bacharelado 3
Sistemas de Informação Mineiros Bacharelado 3

O resultado de toda a avaliação está disponível nas plataformas digitais dos dois parceiros nesse projeto:

Quero Educação: querobolsa.com.br/guia-da-faculdade
O Estado de S. Paulo: publicacoes.estadao.com.br/guia-da-faculdade

Como funciona o Guia da Faculdade?

Resultado da parceria entre a Quero Educação e O Estado de São Paulo, o Guia da Faculdade é uma avaliação anual que classifica os cursos do Ensino Superior brasileiro de acordo com a opinião de mais de seis mil professores universitários.

Nessa edição, foram avaliados 2.025 instituições de ensino cadastradas, com 11.921 cursos oferecidos. Veja como funciona o Guia da Faculdade:

• Para realizar o levantamento, os pesquisadores do Guia da Faculdade convidaram todas as universidades, centros universitários, faculdades e institutos cadastradas do Ministério da Educação (MEC) para participar do processo. Em 2019, 90% das instituições de ensino aderiram à avaliação;
  • Alguns dos critérios exigidos para participar do Guia são: oferecer curso na modalidade presencial, ter titulação de Bacharelado ou Licenciatura e possuir, no mínimo, uma turma formada;
  • Após isso, os coordenadores de cada curso preencheram um questionário apresentando as principais características das graduações cadastradas;
  • Com o cadastro voluntário de mais de seis mil professores universitários para ingressarem no quadro de avaliadores do Guia da Faculdade, os questionários foram enviados para que eles pudessem avaliar os seguintes quesitos: qualidade do projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura.
  • As notas variam de 1 a 5, sendo: 1-ruim, 2-regular, 3-bom, 4-muito bom e 5-excelente. A nota final é definida com base na média simples dos três quesitos avaliados.
  • No final, a maior e a menor nota (o curso é avaliado por seis professores) são eliminadas, extraindo o resultado final, que resultam nos seguintes conceitos de qualidade:– Entre 5 e 4,50 – 5 estrelas;
    – Menor que 4,50 a 3,50 – 4 estrelas;
    – Menor que 3,50 a 2,50 – 3 estrelas;
    – Menor que 2,50 – não-estrelado.