A Fundação Integrada Municipal de Ensino Superior – FIMES encerra o ano de 2008 com sentimento de gratidão e espera por 2009 com espírito e ânimo redobrado frente aos novos desafios.
    No decorrer dos seus 23 anos de fundação, marcados por momentos positivos e negativos, o que é próprio de uma Instituição que cresce, o ano de 2008 tem um significado histórico e marcante, que aponta para uma nova etapa de desenvolvimento.
    A autorização de funcionamento do Curso de Direito é, sem dúvida, a maior conquista deste ano e representa a coroação de uma trajetória baseada na transparência e na busca da excelência no ensino superior da região. A abertura deste curso demonstra a credibilidade da FIMES perante o Conselho Estadual de Educação (CEE), a Ordem dos Advogados do Brasil no Estado de Goiás – (OAB-GO) e a comunidade em geral.
    “Esta credibilidade é uma conquista de toda a equipe FIMES -professores, funcionários e acadêmicos, e fruto do trabalho sério e determinado de cada um. Apesar de saber que os desafios nessa área estão apenas começando, trata-se de uma conquista que precisa ser comemorada! Afinal, 90 estudantes terão oportunidade de adquirir conhecimento na área de DIREITO, o que é fundamental para toda a sociedade. Por isso, conclamamos aos futuros acadêmicos desse Curso, professores, funcionários e parceiros da FIMES, para juntos escrevermos mais esta página brilhante da história da nossa Instituição. Dedicamos esta conquista aos fundadores e idealizadores da Fundação Integrada Municipal de Ensino Superior”, foram as palavras da Diretora Geral da FIMES, Prof.ª Msc Ita de Fátima Silva Assis.
    Hoje, na FIMES, mais de 1.100 estudantes, além de 148 profissionais em exercício (professores e funcionários técnico-administrativos), se beneficiam diretamente com os serviços prestados pela Instituição. “Ao calcularmos a economia com as despesas de viagem e manutenção destes alunos, vemos o quanto isso reverte em ganho para o comércio local, pois os recursos gerados pela prestação de serviços educacionais, na sua maioria absoluta (80%), são aplicados na cidade, uma vez que geram impostos”, afirmou o Diretor Financeiro da FIMES, Prof. Nilvan Domingos Barbosa.
    Neste ano recebemos várias Comissões Avaliadoras que verificaram, in loco, as condições de oferta dos cursos da Instituição, que foram reconhecidos e outros, ainda, obtiveram a renovação de reconhecimento.
    Outro fator que nos alegra é ver onde se encontram os acadêmicos da FIMES no mercado de trabalho, pois, segundo as palavras da Diretora Secretária e Coordenadora do Estágio, Profª. Mestranda Rejane Aparecida de Carvalho Pohlmann, “desde o momento do Estágio, as melhores oportunidades são ofertadas para quem está ou se destaca no ensino superior”.
     No decorrer deste ano, vários estudantes da FIMES tiveram  oportunidade de entrar em contato com organizações de renome nacional e internacional, tais como: INPA – Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia; EMBRAPA – de Goiás, Minas Gerais e de Brasília; Perdigão e Brenco, dentre outras.
    A FIMES conquistou, também neste ano, por meio de licitação pública e por sua experiência na oferta de cursos parcelados, um espaço no município de Anápolis – o segundo maior em população e economia do Estado de Goiás – com a implantação dos Cursos de Licenciatura Plena Parcelada em Pedagogia e Letras.
    “A experiência adquirida na oferta dos cursos parcelados de Pedagogia, e Matemática, que viabilizou a formação de 99% dos professores da rede municipal de Educação Básica, tanto em Mineiros como nas cidades circunvizinhas, mais a nossa credibilidade no CEE, pela seriedade com que realizamos os projetos, foram fatores determinantes para a autorização destes cursos” afirmou a Coordenadora de Graduação, Prof. Msc Irondina de Fátima Silva.
    Em termos físicos no final deste ano começou a reforma do Bloco Administrativo, o ‘portão’ de entrada da Instituição, que terá mais um andar e abrigará futuramente, todas os Departamentos Administrativos da FIMES. “Esta reforma honrará e dignificará os nossos fundadores, pois este bloco foi o primeiro a ser construído. Ele tem um valor histórico imprescindível e a reforma é merecida. Os recursos são oriundos da esfera federal e da própria Instituição” explica Prof. Nilvan.
    Por estas conquistas, “agradecemos a todos os colaboradores diretos e indiretos: Conselho Superior, funcionários, professores, acadêmicos e seus familiares; patrocinadores e políticos das esferas municipal, estadual e federal”, expressou a Profª. Ita.
    Desejamos a todos que os seus sonhos sejam renovados neste final de ano e concretizados no decorrer de 2009. Feliz Natal e Boas Festas!

Fonte:
Assessoria de Graduação