Dulce Oliveira Amarante dos Santos, coordenadora de pós-graduação da Universidade Federal de Goiás (UFG), informa que a instituição tem hoje 35 programas de doutorado e mestrado.
     Em cada núcleo, pelo menos 10 pessoas participam de pesquisas científicas que originam publicações e produtos. "Uma das novidades da UFG é a criação do Escritório de Patentes, importante instrumento para organizar e registrar nossa produção científica", diz a coordenadora.
      Com a criação do escritório, os setores produtivos regional e nacional poderão procurar inovações desenvolvidas pelos goianos. É o primeiro passo rumo à captação de recursos diretos do mercado – outro fator importante para impulsionar a realidade cientifica regional.
     Dulce explica que a linha de pesquisa de base e inovação tem sido o diferencial da UFG, que recebe significativos investimentos do governo federal. Ela acredita que o desenvolvimento do Estado só pode ser amplificado com a realização de mais pesquisas. Nesse sentido, chama a atenção da nova realidade da pós-graduação no Estado, que apresenta uma quantidade significativa de novos doutores e mestres.

Fonte: Diário da Manhã
Acessado no site www.goiaseducacao.com
Em 12/11/2008