O processo de migração para software livre foi concluído esta semana pela Gerência de Inovação Tecnológica, ligada à Reitoria da UEG.
     O trabalho, que teve início há um ano, liderado pelo assessor da Gerência, Robson Cardoso Vieira, já migrou com sucesso quase dois mil computadores da Universidade para o software livre, atendendo assim o que determina a Lei 15.425 e a Instrução Normativa N° 005/07.
     De acordo com o gerente de Inovação Tecnológica, Diogo Ramos Ferreira, cada Unidade recebeu a visita dos técnicos da migração que instalaram o UEG Linux nos computadores e realizaram acompanhamento de utilização das novas ferramentas.
Para Diogo Ramos, a implantação do software livre na UEG representa uma economia que pode chegar a R$ 2 milhões se levar em conta a aquisição de licença para o sistema operacional, pacote de escritório e outros softwares.
    Esses recursos, segundo Diogo, estão sendo investidos na compra de novos equipamentos e treinamento de pessoal. Além da economia, Diogo destaca ainda o avanço na área educacional, pois o software livre estimula o aprendizado das pessoas, já que o código é aberto, e possibilita que os interessados possam modificar o programa conforme suas necessidades. “Com essa migração, a UEG realiza, com mais intensidade, seu papel de formadora de conhecimento”, ressalta.
      A customização da distribuição do software para atender as necessidades das Unidades Universitárias foi feita pelo administrador de redes Lázaro Avelino e a aplicação por uma equipe formada pelos servidores Henrique Gomes, Lázaro Avelino, Leonardo Mendonça, Lucas Vaz, Neilon Maurício Freitas e Thiago Carvalho.
     O trabalho também recebeu o apoio da Gerência Financeira da UEG, que fez o acompanhamento dos processos de diárias, e da Coordenação de Transportes, com apoio logístico para locomoção da equipe até as Unidades.

Matéria escrita por:
Dirceu Pinheiro Dircom