O agronegócio de Mineiros ganha destaque com os trabalhos de pesquisa desenvolvidos através do Professor Dr. Luiz Leonardo Ferreira, do Centro Universitário de Mineiros. A ideia da distribuição de sementes e estande de plantas em campo é um grande gargalo da agricultura local e nacional, sendo assim, o projeto tem como principal objetivo homogeneizar as populações de plantas de soja, alinhado a necessidade de cada cultivar e demais tratos culturais empregado no sistema de produção do produtor.

O trabalho está sendo desenvolvido na Fazenda Beija Flor, pertencente ao Grupo Agroeconômico Caraffini. Esta família é referência em Mineiros e Região, por ser uma das pioneiras nos cultivos de soja e milho no Sudoeste Goiano desde a década de 70 do século passado. Destaque para o Sr° Delso Caraffini como grande líder do Grupo.

O acadêmico Sérgio Ferreira salienta que uma das grandes preocupações que o agronegócio tem é que existem várias tecnologias sendo desenvolvidas pra atender as necessidades do homem do campo, no entanto, em nosso País estima-se que não se utiliza mais que 55% da eficiência destas. Mineiros atualmente tem estimativa de 60% apenas. Para se ter uma ideia, alguns equipamentos podem chegar até 97% de eficiência de plantio… e pensar que esse equipamento só está sendo usado 60%… É possível então melhorar esses índices junto ao produtor local. “Nossa intenção é potencializar a eficiência de plantadeiras e colheitadeiras na Fazenda assistida”, pontua o estudante.

“Nossos agradecimentos a parceria do Grupo Agroeconômico Caraffini, esperando que a iniciativa possa elevar os coeficientes de rendimento da cultura, e que no futuro possamos colaborar muito mais, em outros links agroeconômicos como: nutrição, fisiologia e ecofisiologia das grandes culturas. Temas muito polêmicos no agronegócio nacional”, coloca o Prof. Dr. Luiz Leonardo Ferreira.