O estudo intitulado: “Modelagem para predição de indicador de infecção e econômico aplicado à comissão de controle em infecções bacterianas comunitárias” foi premiado em 2º lugar no XVII Congresso Brasileiro de Biomedicina e V Congresso Internacional de Biomedicina, que ocorreu em Goiânia entre os dias 15 a 18 do mês de junho de 2022.

O trabalho foi acompanhado e orientado pelos pesquisadores da UNIFIMES, Dra. Camila Botelho Miguel, Dra. Melissa Carvalho Martins de Abreu e Dr. Wellington Francisco Rodrigues. Participaram ainda as acadêmicas do 5º período do curso de Medicina Ketellyn Kassia Ferreira de Andrade e Maria Eduarda Oliveira Teixeira. Este estudo também faz parte de um projeto de Iniciação Científica que está sendo desenvolvido na UNIFIMES.

O estudo por meio de vigilância epidemiológica avaliou potenciais variáveis associativas à infecção para hipóteses de diagnósticos de infecção bacteriana nos atendimentos do Município de Mineiros. Com isso, foi possível construir um modelo estatístico com relevância acurácia para indicar as infecções. Os autores acreditam que o modelo poderá contribuir para redução de custos no serviço de saúde, bem como otimizar o diagnóstico em infecções bacterianas de pacientes do município. De acordo ainda com os autores, o estudo segue com novas avaliações, buscando sobretudo estender os achados por meio de estudos multicêntricos e garantir novos ajustes no modelo que possa contribuir de maneira mais assertiva nos serviços de saúde.