O estudo intitulado Soluble epoxide hydrolase inhibitors for smoking-associated inflammatory lung diseases and chronic obstructive pulmonary disease: a meta-analytical systematic review of preclinical and clinical studies integrou o “Trabalho de Conclusão de Curso” da egressa do curso de medicina do Centro Universitário de Mineiros, Unifimes Ana Paula Lazarin Bernardes e ainda parte dos resultados compôs a dissertação de Mestrado do Professor, também do curso de medicina da Unifimes Me. Alberto Gabriel Borges Felipe. O estudo contou ainda com a participação de demais professores/pesquisadores da Unifimes, sendo o Dr. Wellington Francisco Rodrigues, Dra. Camila Botelho Miguel, Dr. Jamil Miguel Neto, Me. Rodrigo Perissinotto e Dra. Melissa Carvalho Martins de Abreu, em parceria com Pesquisador membro da Academia Brasileira de Ciências Dr. Carlo José Freire Oliveira da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

O estudo publicado em reconhecida revista internacional “American Journal of Translational Research” (Fator de Impacto = 3,94; Qualis = A2), contribuiu para a geração de indicador ao uso de fármaco inovador destinado às intervenções em doenças Pulmonares. Doenças pulmonares são causas de grande número de óbitos anualmente e são alvos de estudos científicos para melhorias em protocolos de intervenção visando a cura ou mesmo viabilizar melhor qualidade de vida aos pacientes. Dado ao perfil inflamatório observado em manifestações que antecedem a Doença pulmonar obstrutiva crônica os autores levantaram estudos clínicos e pré-clínicos que avaliaram um fármaco com potencial anti-inflamatório o GSK e geraram evidências para o uso do fármaco em humanos, assim como levantaram linhas ou lacunas que devem ser melhor investigadas para o uso preciso do novo fármaco.

A Unifimes além de incentivar a imersão dos pesquisadores para a colaboração com a ciência e inovação tecnológica, ainda por meio da Portaria n. 14 (maio/2023) junto à Diretoria de Pesquisa, Pró-reitorias e Reitoria institucional colaborou parcialmente para o acesso aberto da obra.

“Link” para acessar o artigo: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC10703658/