Temos a alegria de anunciar a publicação do artigo “Técnicas educativas na assistência pré-natal humanizada”, escrito pela acadêmica do Curso de Medicina do Centro Universitário de Mineiros – Unifimes, Mariana Moraes de Souza e pela Professora Dra. Samantha Ferreira da Costa Moreira, na edição número 1 do volume 64 (2024) da Revista de Medicina da UFC.

Neste estudo, as autoras buscam difundir ferramentas socioeducativas que visam humanizar o parto e proporcionar uma assistência eficaz e educativa durante o pré-natal das gestantes. Compreendendo as dúvidas, medos e anseios comuns no período gestacional, as pautas abordadas foram cuidadosamente elaboradas para atender a esse contexto.

O objetivo principal da pesquisa foi analisar dados que possibilitassem a criação de ferramentas educativas para gestantes e puérperas, sempre com um enfoque social e humanizado. Para isso, foi conduzido um estudo exploratório e qualitativo com a participação ativa de 13 gestantes do município de Mineiros, Goiás. As participantes responderam a um questionário para a coleta de dados pessoais e tiveram acesso a vídeos explicativos sobre temas obstétricos variados, além de reuniões online que estimularam o debate e o compartilhamento de experiências.

Os resultados foram bastante satisfatórios, evidenciando a relevância das técnicas educativas implementadas na gestação, parto e puerpério. As autoras concluem que é imprescindível desenvolver mais medidas educativas nesse âmbito, pois ainda existem lacunas a serem preenchidas, como o acesso à informação e o apoio psicossocial, fundamentais para garantir que as gestantes vivenciem a maternidade de maneira saudável, segura e autônoma, promovendo o bem-estar tanto da mãe quanto do bebê.

Convidamos todos a lerem este importante artigo e a refletirem sobre a necessidade de práticas mais humanizadas na assistência ao pré-natal. Juntos, podemos contribuir para uma experiência mais positiva e informada para todas as gestantes!

Acesse o link da publicação: http://periodicos.ufc.br/revistademedicinadaufc/article/view/80687