Durante o mês de setembro, o curso de Psicologia realizou diversas atividades que fazem parte da Campanha Setembro Amarelo. A última ação desenvolvida pela Campanha começou no dia 25 de setembro e estendeu-se até o dia 30. Trata-se de uma ação que tinha o objetivo de analisar o nível de ansiedade e depressão dos usuários da Unidade Básica de Saúde (UBS Tote), localizada no setor Perobeira, município de Mineiros.

Para essa ação foram organizadas turmas de três alunos por turno, matutino e vespertino, sendo todos acadêmicos do primeiro e segundo período de psicologia. Nesses dias de participação do referido movimento foi aplicada uma escala com o acompanhamento da professora e psicóloga Lorena, para a análise.  Pôde-se constatar os casos mais graves de depressão e ansiedade, e essas pessoas foram convidadas a participar de uma análise em grupo, realizada no dia D, 30 de setembro, quando puderam contar com o apoio dos coordenadores Jeorgia e Flávio e toda equipe da UBS Tote.

Nessa análise foi realizada uma dinâmica, e muitos dos usuários compareceram e pediram para retornar outras vezes, surgindo assim, a ideia de dar continuidade ao trabalho. Segundo a acadêmica Laura Ketle Souza Silva, do 2º período, esse trabalho trará benefícios tanto para a comunidade quanto para os estudantes. “Com certeza, a continuidade desse trabalho irá nos beneficiar e trazer amplo conhecimento para tornarmos melhores profissionais futuramente e enriquecer nosso currículo acadêmico”, esclareceu a estudante. “Logo, com apoio da Professora e Psicóloga Lorena poderemos ajudar a população que sofre com a ansiedade e a depressão, trazendo inúmeros benefícios para ambas partes”, completou Laura.