Setembro é o mês mundial de prevenção ao suicídio, chamado também de Setembro Amarelo. O assunto que já foi um tabu muito maior, ainda enfrenta grandes dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, justamente pelos preconceitos e falta de informação. No Brasil, o suicídio é a terceira maior causa de morte entre homens jovens, de 15 a 29 anos, perdendo somente para a violência e acidentes de trânsito. Entre as mulheres da mesma faixa etária é a oitava causa de mortes. Em números absolutos, o país está em oitavo lugar no ranking do suicídio, abrangendo todas as faixas etárias.

O curso de Psicologia do Centro Universitário de Mineiros – UNIFIMES em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Mineiros, Centro de Atenção Psicossocial – CAPES Dona Florinda e Núcleo Ampliado de Saúde da Família – NASF-AB, realizou durante todo mês de Setembro ações voltadas a Valorização da Vida e prevenção ao suicídio. Estudantes do curso de Psicologia estiveram nas escolas de ensino fundamental 6º a 9º anos, falando da campanha e convidando os alunos a participarem de um concurso de redação promovido pelos parceiros, com o objetivo de sensibilizar os jovens ao autocuidado e valorização da vida.

No dia 28 de setembro foi realizada a II Caminhada de prevenção ao suicídio – pela Valorização da Vida e também a palestra Pela valorização da vida – Diga não ao suicídio, ministrada pelo médico psiquiatra Dr. Guilherme Machado.

A campanha tem como objetivo mobilizar, informar e “lutar contra o estigma” que se tem em relação a problemas de saúde mental, que são responsáveis quase que integralmente pelas mortes por suicídio.

Vale lembrar que Mineiros conta com vários dispositivos de ajuda, Centro de Atenção Psicossocial – CAPES, Unidades Básicas de Saúde – UBS, Clínica Escola de Psicologia da UNIFIMES. Então não tenha vergonha ou preconceito de buscar ajuda se sentir que precisa, falar é a melhor opção.

“As vezes um coração em silêncio, grita por ajuda. Ouça mais! Seja gentil, não desista de ajudar!”

Contatos:

CAPES: 64 3661-2661