A edição 2007 do ZOOTEC terá como tema central "A Zootecnia frente a novos desafios", procurando debater os rumos da Zootecnia, diante de fatos relevantes, para firmar a atuação do profissional no contexto dos mercados regionais, nacional e internacional, como um agente gerador de inovações no campo da produção, industrialização e distribuição dos produtos de origem animal.
     Durante o Congresso Brasileiro de Zootecnia – ZOOTEC 2007, a comitiva do Curso de Zootecnia da FIMES fará a apresentação de seis projetos desenvolvidos no Campus II, sob a orientação dos seguintes professores:
· Emílio Smiljanic Júnior;
· Joyce Rodrigues Cabral;
· João Daros Malaquias Júnior (UCG);
· João Cândido Machado;
· Kleber Augusto Gaustadi;
· Katya Bonfim A. Smiljanic;
· Sara Cajango Fávero.

Os acadêmicos que participam dos projetos, e farão as apresentações dos painéis durante o ZOOTEC 2007, são, a saber:
· Bráulio R. Mendonça – 5º ano;
· Erilene R. Silva – 5º ano;
· Fabrício º Resende – 5º ano;
· Fernando N. Carneiro – 3º ano;
· Janine S. Delmondes – 3º ano;
· Marcela Luzia Pereira – 5º ano;
· Marcio Napomuceno – 5º ano;
· Maria Salóme R. Teodoro – 5º ano;
· Susana Ap. C. Rezende – 5º ano;
· Thiago R. Ribeiro – 3º ano;
· Valéria Ap. C. de Pádua – 3º ano.

O público do ZOOTEC 2007 é formado por professores, pesquisadores, profissionais, estudantes de graduação e de pós-graduação atuando em zootecnia e áreas afins.
     A eles serão apresentados os mais recentes avanços e pesquisas na Zootecnia Brasileira e Mundial, bem como na área de ensino e profissional em zootecnia, por meio de "posters", simpósios e exposições de produtos, serviços e equipamentos.

O curso de Zootecnia da FIMES leva os seguintes trabalhos (07) para exposição por meio de posters:
· Produção de Brachiaria brizantha (Hochst) cv Marandu, semeadas em diferentes épocas no município de mineiros, no sudoeste goiano. Autores: M. S. Nepomuceno , E. Smiljanic Júnior, H.B. Paulino, V. A. C. de Pádua;
· Produção de Brachiaria de*****bens (Hochst) cv de*****bens, semeadas em diferentes épocas no município de Mineiros, no sudoeste goiano, no sistema de integração agricultura pecuária. Autores: E. Smiljanic Júnior, M. S. Nepomuceno, H.B. Paulino, J. S. de Delmondes, K. A. Gastaldi;
· Potencialidade de produção de matéria seca e verde de Braquiária Mulato (Brachiaria hibrida cv Mulato), semeada em diferentes épocas no Município de Mineiros, no Sudoeste Goiano, no sistema de integração agricultura pecuária. Autores: E.Smiljanic Junior, T. R. Ribeiro, H. P. Barbosa, M. S. Nepomuceno, K. A. Gastaldi;
· Avaliação da produção de matéria verde e matéria seca da Brachiaria ruziziensis, semeada em diferentes épocas no município de Mineiros, no sudoeste goiano. Autores: F.N. Carneiro, E. Smiljanic Júnior, M. S. Nepomuceno, H.B. Paulino;
· Anatomia da folha e do caule de Brachiaria híbrida cv. Mulato (CIAT 36061) Poaceae. Autores: E. Smiljanic Júnior, K. B. A. Smiljanic, J. R. Cabral, K. A. Gastaldi;
· Produção e teores de matéria seca no primeiro corte das braquiárias brizanta (Brachiaria Brizantha cv. Marandú) e mulato (Brachiaria Hibirida cv Mulato) nas condições edafoclimáticas do sudoeste goiano. Autores: M. L. R. Pereira, A. C. Barbosa, M. S. R. Teodoro, K. A. Gastaldi, S. C. Fávero;
· Efeito da suplementação protéico-energética sobre o ganho de peso de novilhas mestiças leiteiras criadas em pastagens de braquiária (B. de*****bens), no período de transição seca/chuvas. Autores: M. L. R. Pereira, B. R. Mendonça, E. R. Silva, F. O. Resende, M. S. R. Teodoro, S. A. C. Rezende, J. D. Malaquias Júnior, E. Smiljanic Júnior, J. C. Machado.